A fanática e exigente torcida velista, sempre presente e atuante nas arquibancadas do estádio Benitão, tem deixado o Velo Clube na mão, neste Campeonato Paulista da Série A2.
Conforme dados disponíveis no site oficial da Federação Paulista de Futebol, a torcida rubro-verde é apenas a 10ª. colocada entre os 16 clubes participantes da competição, quando se trata de média de público nos estádios.
Nas 8 partidas que disputou no estádio Benito Agnello Castellano, na primeira fase do Paulistão Série A2, o Velo Clube levou em média 1.141 pessoas em seus jogos. Muito pouco, para quem já se orgulhou de ter a quinta maior torcida do estado de São Paulo, em meados dos anos 1970.
Alguns fatores podem, em teoria, explicar a ausência do torcedor velista ao Benitão, este ano. Os valores dos ingressos, inacessível para a maioria das pessoas que lutam pela sobrevivência em um país onde tudo é caro e se ganha pouco, seria um deles, na opinião de algumas pessoas. Já faz tempo que o futebol, mesmo nas divisões de acesso dos estaduais, deixou de ser um divertimento popular ao alcance de todos os bolsos.
Também o fato de o futebol profissional, atualmente, estar na vitrine, sem exagero, as 24 horas do dia, principalmente na internet, onde são, inclusive, transmitidos todos os jogos do Paulistão Série A2 ao vivo, pelo canal Futebol Paulista, no Youtube. Além disso, o horário dos jogos, marcados pela Federação Paulista de Futebol, normalmente para o período noturno, também é proibitivo para muitas pessoas que precisam acordar cedo para trabalhar no dia seguinte e não tem condução própria dependendo dos transportes públicos.
É agora ou nunca!
Mas, agora, o torcedor velista não tem mais desculpa para não comparecer ao Benitão e torcer pelo Velo Clube. A equipe está nas quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2, o que significa dizer que apenas 4 jogos separam o Velo Clube do tão sonhado acesso à Série A1 do Paulista, a divisão de elite do futebol de São Paulo, que não disputa desde 1979.
Vale destacar que as torcidas organizadas Veloucura e Geral do Velo tem feito a sua parte, cada uma a sua maneira, marcando presença nas arquibancadas, inclusive, nas partidas disputadas fora de Rio Claro, fazendo uma festa bonita e incentivando o time do Velo.
O momento é de união de todos os velistas. Não de criticar, mas, de incentivar. Apoiar do começo ao fim, como sempre fez a “torcida quente Velão pra frente”. A diretoria do Velo, comissão técnica e o elenco de jogadores merecem esse apoio, que, em momento decisivo como atual, não pode faltar.
É hora de vestir a camisa do Rubro-Verde, marcar presença no jogo contra o Noroeste, nesta sexta-feira (17) às 19h30 horas, no Benitão, a casa do Velo, na busca por uma vitória, que não será fácil, e, por isso mesmo, agora, mais do que nunca, o Velo Clube, precisa do seu torcedor, ao seu lado, para ajudá-lo na conquista dos 3 pontos.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação/Velo Clube