Os índices de chuva deste ano em Rio Claro já equivalem a praticamente o dobro dos registrados no ano passado no município. A informação é de Carlo Burigo, técnico da Estação Ceapla/Unesp/Prefeitura de Rio Claro.
Segundo os registros disponibilizados por Burigo à nossa reportagem, durante todo o mês de março do ano passado choveu em Rio Claro 88 milímetros. Já neste mês em 2023, até ontem, foram 164,7 milímetros registrados.
“Para se ter uma ideia, só na sexta-feira, dia 10, foram 81,6 milímetros”, comentou ele, referindo-se ao registro feito pela instituição. Uma área de baixa pressão associada a uma frente fria, e à alta umidade e calor foi a combinação que resultou na chuva intensa que causou estragos na cidade.
E a chuva ainda deve continuar até pelo menos amanhã, conforme o técnico. “As chuvas devem continuar acontecendo até quarta-feira, no final de tarde e começo de noite”, comentou ele. “A frente fria está se afastando para o litoral do Rio de Janeiro, mas continua influenciando essas áreas de instabilidade no período da tarde. Quinta-feira a tendência é de que as áreas de instabilidade diminuam e o Sol volte a brilhar com mais frequência”, informou ele.
Foto: Unesp