No vermelho, a Santa Casa de Araras tem adiado a realização de cirurgias eletivas, aquelas que não são consideradas de urgência ou emergência. O motivo, segundo a prefeitura da cidade, são dificuldades financeiras.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Araras, a Santa Casa tem um déficit mensal de R$ 2,5 milhões. Sem dinheiro, o hospital deixou de comprar remédios, pagar funcionários e cancelou as cirurgias eletivas.
A prefeitura nega que haja pagamentos atrasados e diz que vai fazer uma auditoria para apurar as contas da Santa Casa.
“Para saber a real situação da Santa Casa e diante do relatório, a secretaria de saúde e a prefeitura irão tomar as medidas necessárias”, afirmou o secretário de Saúde de Araras, Alex Zaniboni.
O secretário acredita que as dificuldades do hospital têm como causa a defasagem da tabela do SUS. Atualmente, 60% da verba da Santa Casa vem do Sistema Único de Saúde.
“Hoje a Santa Casa está se esforçando muito, mas a tabela SUS não é atualizada há mais de 16 anos e está deficitária”, afirmou.
O relatório da comissão especial da Secretaria de Saúde sobre a situação do hospital deve ficar pronto até o final do mês.
Foto: Divulgação
legenda: Santa Casa de Araras atende uma região que engloba também os municípios Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição
Foto: Divulgação