O Método Camões começa 2023 com perspectiva de atingir alunos de nove classes da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, uma das principais escolas públicas do Grande Cervezão, em Rio Claro. Até o momento, as seguintes plataformas já foram institucionalizadas: 9E – Jornal do Camões; 9D – Cia Teatro I-Juca Pirama; 9C – Uivantes Records; 3A – Agência Lima Barreto; 3C – Agência Lima Barreto; e 3E – Uivantes Records. Três outras turmas estão em processo de escolha dos projetos.
A novidade este ano é que o método passa também a englobar os denominados “Itinerários Formativos” do Novo Ensino Médio como “Oficina de Produção Textual”, “Comunicação Digital”, “Oficina de Documentários”, “Laboratório de produção jornalística”. Após a votação realizada pelos alunos para a escolha da plataforma a ser utilizada, os alunos escolhem funções que exercerão pelos próximos dois meses, são elas: editor-chefe, secretário geral, assessor de imprensa, produtor de conteúdo, social media e observador (de sala, de grupo e estatístico).
Após esta escolha, os discentes passam por um processo de adaptação para iniciar a produção de textos e conteúdos visando o multiletramento. Cada um dos setores trabalha habilidades essenciais e específicas previstas no Currículo Paulista. A iniciativa prevê ainda a participação dos alunos no Prêmio Camões, que em 2023 chegará à segunda edição; no troféu mensal Camões, além de ter o nome imortalizado na Academia de Letras Camões.
Balanço de 2022
Em 2022, o Método Camões alcançou expressivos números na produção de textos nas sete plataformas disponibilizadas aos alunos das escolas públicas. Foram cerca de 1.506 posts, vídeos, áudios produzidos; 338.225 palavras publicadas, 44.452 – Visitantes; 529.510 – Visualizações; 2775 – Curtidas; 1.234 – Comentários, além de 731 seguidores.
Foram 10 turmas de três escolas públicas de Rio Claro, SP, contempladas pelo método, sendo: 1A, 1B, 2A, 3A, 3D – Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca; 2C, 2D, 2E, 3T do EJA – Escola Estadual Zita de Godoy Camargo; e o 9A – Escola Estadual Zita de Godoy Camargo.
No balanço final disponibilizado, revelou-se que o público-alvo médio das produções discentes é o masculino, entre 25 a 45 anos. Além disso, as produções retiveram atenção de usuários da internet residentes em 32 países, respectivamente conforme a participação na audiência: Brasil, EUA, Reino Unido, Portugal, Irlanda, Espanha, Índia, Itália, Rússia, Alemanha, França, Finlândia, Turquia, México, Peru, Canadá, Japão, República Tcheca, Argentina, Angola, Holanda, China, Arabia Saudita, Samoa Americana, Colombia, Senegal, Suécia, Bélgica, Hungria, Suiça, Romênia e Panama.
Foto: Divulgação