O vice-prefeito de Rio Claro, que acumula também a função de secretário municipal de Segurança, Rogério Guedes, anunciou várias novidades para o setor, na última sexta-feira.
A compra de uma base móvel é de verbas próprias, já a do ônibus adaptado para o transporte de deficientes é conquista viabilizada por emenda da deputada estadual Valeria Bolsonaro (PL). Mas há outras inovações e investimentos.
Uma das principais é a aprovação e implementação da DEAC (Diária Especial Por Atividade Complementar) para os guardas, que vão receber reforço extra na remuneração para atuar em dias e horários de folga no incremento da segurança no município.
Eles ficarão na base móvel, por exemplo, já que a unidade estará posicionada na região central de segunda a sábado, no horário comercial, reforçando a vigilância tanto voltada ao comércio quanto à ronda bancária.
Guedes relatou ainda investimentos em armamentos. “Rio Claro é pioneira no investimento em armamento para a GCM com fuzis e pistolas Glock. Adquirimos 100 pistolas, investindo e economizando, pagando R$ 2,8 mil cada pistola, demonstrando respeito para com o imposto pago pelo rio-clarense”, disse.
O secretário afirmou também que será implementado em parceria com a Prefeitura de Corumbataí, o cadastramento dos moradores da zona rural e a inserção em plataforma de georreferenciamento. “Isso vai agilizar e melhorar o atendimento de segurança na zona rural de Rio Claro”, explicou.
Canil
Guedes informou também que será iniciada a construção do Canil Municipal, na rua 11 com a Avenida 23, e detalhou várias frentes de atuação que serão desenvolvidas no local. “Além da atuação na questão criminal, com o apoio às polícias Civil, Militar e Federal, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) também desenvolveremos no Canil projetos sociais como o Cãoterapia e Cãodoutor”, afirmou.
O secretário informou também que após capacitação oferecida dentro da GCM, vai dobrar o número de viaturas na rua, com reforço de mais 40 guardas civis municipais.
Foto: Divulgação