A sessão ordinária desta segunda-feira (6) da Câmara Municipal foi marcada pelas manifestações de luto e pesar pela morte do rio-clarense Jhonatan Williantan, de 29 anos, e Nayara Girardi Baraldi, 35 anos, obstetriz e professora universitária. Foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos falecidos.
O vereador Serginho Carnevale, namorado de Nayara, ausente da sessão, enviou ofício justificando a ausência e agradecendo as manifestações de carinho recebidas nesse momento de dor. “Em virtude do falecimento de minha namorada e companheira de vida por 13 nos estou sem condições de participar da sessão… Jamais esquecerei da Nayara uma das pessoas mais empoderadas e caridosas que conheci na minha vida… De coração agradeço a toda a Câmara por ter comparecido ao velório da minha amada Nayara. Jamais esquecerei esse gesto de solidariedade que encontrei com vocês. Obrigado”.
Projetos aprovados
Os parlamentares aprovaram cinco projetos de lei na sessão de ontem. Por 16 votos favoráveis foi aprovado em primeira discussão a proposta que cria o programa municipal “Idosos Desaparecidos” em Rio Claro, que prevê a realização de campanhas de prevenção e orientação ao desaparecimento/localização de idosos. O projeto é de autoria do vereador José Pereira dos Santos, presidente do Legislativo Municipal.
De autoria da vereadores Caroline Gomes de Mello foi aprovada, por 17 votos em primeira discussão, a proposta de emenda à lei orgânica para incluir as pessoas no âmbito do espectro autista na gratuidade do transporte coletivo.
A vereadora agradeceu o acolhimento do projeto pelos colegas e a ajuda de Paulo Meyer, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na elaboração da emenda. Carol solicitou que os vereadores fiquem atentos à licitação do transporte coletivo para acelerar o processo e oferecer à população um serviço digno e de qualidade.
Em discussão e votação única, a Câmara aprovou por 6 votos a favor e um contra o projeto de decreto legislativo que confere o título de Cidadão Emérito ao senhor Emílio Capretz Neto pelos relevantes serviços prestados ao município. A proposta é de autoria do vereador Geraldo Voluntário.
Também em discussão e votação única os vereadores aprovaram por 18 votos a favor o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Val Demarchi, que confere o título de Cidadão Rio-clarense ao senhor Carlos Roberto Venturelli, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Rio Claro.
Outro projeto de decreto legislativo aprovado concede a “Medalha Capital da Alegria” aos integrantes das escolas de samba de Rio Claro. A proposta, de Alessandro Sonego de Almeida, recebeu 18 votos favoráveis.
Além disso, os vereadores aprovaram pedidos de vista para três projetos de lei que dispõem sobre infração administrativa por perturbação de sossego pelo uso anormal da propriedade, criação do programa “Tampinhas Solidárias” de incentivo à doação de tampas plásticas nas escolas de ensino fundamental em Rio Claro, e instituição do programa “Câmara Mirim” de sensibilização e politização da juventude rio-clarense sobre o Poder Legislativo.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Emerson Augusto