O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga inaugura nesta terça-feira (7) a mostra itinerante “Arte Sacra para Ver e Sentir”. A cerimônia de abertura da exposição será realizada às 16 horas com a presença de autoridades. A mostra ficará disponível para visitação do público até o dia 12 de maio.
O padre Renato Luís Andreatto, pároco da Paróquia São João Batista, é o organizador da exposição no município. A mostra conta com 80 peças que são réplicas das obras originais e mais representativas do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), instituição do governo do estado.
De acordo com o MAS, “Arte Sacra para Ver e Sentir” é uma “mostra inclusiva, que celebra a percepção visual e tátil, pensada para todos os públicos. Sua expografia foi concebida pela curadora, principalmente, para permitir um alto grau de acessibilidade. Os visitantes poderão tocar e conhecer obras de iconografia sacra, como obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e Frei Agostinho da Piedade dentre outros nomes excepcionais da cultura artística brasileira”. A exposição também é acessível com textos e legendas com versão em braile, além de permitir toque e manuseio das peças.
A exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir” conta, ainda, com um projeto educativo para atender ao público de escolas locais e em geral, com atenção especial à acessibilidade. O projeto educativo disponibiliza material de apoio e treinamento on-line para os professores.
A mostra “Arte Sacra para Ver e Sentir” poderá ser vista de 7 de março a 12 de maio, no Museu Amador Bueno da Veiga que fica na Avenida 2, esquina com a Rua 7, Centro de Rio Claro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Por Redação DRC / Fotos: Divulgação/MAS