Os pisos ecológicos são revestimentos fabricados com materiais naturais reaproveitados (madeira de demolição, cortiça, fibra de coco, etc) e de componentes recicláveis como a borracha e garrafa pet. Eles são uma ótima alternativa de sustentabilidade nos projetos de construção e reformas, pois aliam praticidade, conforto e proteção.
As construções com pisos ecológicos tornam-se mais verdes e ecoeficientes, pois o impacto na fabricação e uso dos pisos ecológicos envolve o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Atualmente além de minimizar os impactos ao meio ambiente, também oferecem custo-benefício e opções para um projeto de personalidade, moderno e de estilo.
Ao adquirir pisos ecológicos verifique antes se os mesmos atendem os requisitos de segurança, estando atento aos selos e certificações que o revestimento escolhido apresenta, garantindo sua qualidade e sustentabilidade. Como exemplo o selo RGMat que desde 2012 traz transparência ao produto adquirido e é o primeiro certificado voltado para testar a sustentabilidade de materiais de construção em nosso país.
Destacamos aqui algumas vantagens de se adquirir pisos ecológicos nos projetos fabricados com materiais de reaproveitamento: Durabilidade – as pessoas acreditam que os pisos sustentáveis são menos duráveis, mas citamos o bambu que é rico em fibras e a matéria resultante é mais densa, logo oferecem mais resistência pois não sofre instabilidade estrutural; Versatilidade – sempre irá encontrar inúmeras opções de pisos ecológicos, tanto para área externa, como interna, que irá atender a necessidade de seu imóvel, seja ele empresarial, comercial ou residencial; Valorização do Imóvel- a responsabilidade socioambiental está cada vez mais em evidência, por isso além de contribuir com um futuro mais sustentável, o imóvel adquire maior valor.
Dentre os pisos ecológicos encontrados no mercado citamos a madeira de demolição, obtida através da retirada de madeira presente na estrutura de construções, revestimentos e móveis antigos, podem ser usados em áreas externas e internas.
Outro exemplo são os pisos de borracha, fabricados através da reutilização de pneus e sobra de material usado nas calçadas, são muito usados em espaços corporativos, por serem flexíveis, antiderrapantes, duráveis e com muitas opções de formatos e cores.
Os pisos ecológicos de cortiça oriundos da casca de árvore que volta a se formar, respeitando o ciclo de vida, são leves, favorecem a absorção do som e isolamento térmico, são resistentes a fungos e bactérias e confortáveis aos pés, muito indicados para áreas internas.
Excelente alternativa para seu projeto os pisos de bambu são indicados para área de alto e baixo tráfego de pessoas, podendo ser utilizados em ambientes externos e internos. Pisos drenantes são exclusivos para áreas externas, não utilizam rejunte, facilitando a infiltração das águas pluviais, evitando o acúmulo de água em córrego e bueiros. Os pisos de lajota ecológica, fabricadas a partir da reciclagem de pneus triturados, são muito compactos, coloridos, resistentes e duráveis, utilizados em áreas de playground, roupas de acesso, escadas, etc.
Destacamos também os pisos de garrafa pet, fabricados com flocos de garrafa pet, por meio da extrusão, os flocos são derretidos e em formato laminar são fundidos, podem ser reutilizados em áreas internas e externas.
Utilizar os pisos ecológicos e incentivar a sustentabilidade é uma maneira de promover a educação ecológica e garantir um futuro melhor as novas gerações.