Um ato de heroísmo que demonstra preparo da Polícia Militar de Rio Claro, evitando tragédias. Na madrugada da última segunda-feira, dia 27, policiais militares salvaram uma criança que estava engasgada.
Segundo o registro policial, após COPOM irradiar ocorrência com criança recém-nascida engasgada, prontamente a equipe policial se deslocou até o local e, ao chegar, se deparou com a mãe em desespero, segurando seu filho no colo. A criança não esboçava resposta às tentativas da mãe de reanima-la.
A equipe policial imediatamente iniciou os primeiros socorros efetuando a Manobra de Heimlich e, após, alguns segundos, a criança recuperou a consciência.
Na sequência a mãe e o filho foram socorridos até a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Cervezão onde uma equipe de plantão já os aguardava. A mãe relatou que estava amamentando seu filho quando percebeu que ele havia engasgado e, desesperada sem saber como agir, correu para a rua pedindo socorro, sendo que um vizinho acionou o 190. A criança foi medicada e permaneceu em observação.
A Manobra de Heimlich, que leva esse nome por ter sido criada e descrita pelo cirurgião torácico norte-americano Henry Heimlich é conhecida internacionalmente como uma das principais responsáveis por salvar vidas em casos de engasgo.
Há uma técnica específica para realiza-la e os movimentos podem ser conhecidos em cursos de primeiros socorros e mesmo através de vídeos como os que são divulgados por instituições como a USP (Universidade de São Paulo). Só a manobra feita corretamente pode produzir os efeitos esperados, valendo sempre a consulta de um profissional preparado para ensiná-la.
Um tutorial sobre esta manobra pode ser consultado neste link: https://jornal.usp.br/universidade/equipe-da-usp-orienta-como-desengasgar-bebes-e-criancas/
Foto: USP