O basquete masculino está classificado para disputar o Mundial da modalidade, da qual já foi campeão nos anos de 1959 e 1963. A vitória da seleção brasileira masculina sobre os Estados Unidos, em partida disputada no ginásio Arno João Frantz em Santa Cruz do Sul-RS, garantiu à equipe o 4º. lugar no grupo F, atrás de Porto Rico, México e Estados Unidos. Destaques do Brasil no jogo foram o ala Bruno Caboclo e o armador Yago.
O mundial de basquete masculino será disputado no período de 25 de agosto a 10 de setembro deste ano, e terá como países sede: Indonésia, Japão e Filipinas.
Estão classificadas para a disputa, as seguintes seleções: Japão, Filipinas, Finlândia, Costa do Marfim, Nova Zelândia, Líbano, Canadá, Austrália, Alemanha, Letônia, Itália, Espanha, China, Eslovênia, Lituânia, França, Grécia, Estados Unidos, Jordânia, Sudão do Sul, Egito, Angola, Irã, Cabo Verde, Geórgia, Montenegro, Porto Rico, México, República Dominicana, Venezuela e Brasil.
Atual vice campeã mundial, a Argentina está fora da disputa. Além do cobiçado título, o Mundial de Basquete Masculino dará também vagas para a Olimpíada de Paris-2024.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução