Em um jogo difícil e equilibrado e decidido nos detalhes, o Velo Clube voltou com derrota da cidade de Ribeirão Preto, para o Comercial, por 2×1, partida disputada no sábado (25), no estádio Francisco Palma Travassos e válida pela 12ª. rodada do Campeonato Paulista da Série A2.
O Velo Clube até começou bem o jogo, mesmo atuando desfalcado de três titulares, os volantes Ítalo Henrique e Franco e o atacante Douglas Skilo, que cumpriam suspensão automática.
A equipe rubro-verde suportou a pressão inicial do Comercial que, jogando em casa, e precisando da vitória, para permanecer no G8, começou a partida em cima do Velo.
Bem postado na defesa, o rubro-verde conseguia neutralizar as ações ofensivas do adversário. Numa dessas, aos 14 minutos, o meia Felipinho recuperou uma bola na intermediária, serviu de cabeça a Lucas Duni que tabelou com Léo Castro e ganhou na velocidade do zagueiro Michael Douglas do Comercial. Duni invadiu a área e bateu chapado, por baixo do goleiro Jeferson Souza, colocando o Velo à frente do placar.
Com vantagem no marcador, o Velo recuou suas linhas e armou-se para o contra-ataque, o que, porém, não aconteceu. Com isso, o time do Comercial permanecia por mais tempo com a posse de bola e passou a marcar mais presença no ataque, criando algumas oportunidades de gol.
Aos 40 minutos, em lateral arremessado na área velista pelo lateral direito Luiz Roberto, do Comercial, dois jogadores velistas tentaram chegar na bola, pelo alto, o zagueiro Héverton e o volante JP Izeppe, mas sem alcançá-la. Então, a bola sobrou para o jovem zagueiro Hilário do Comercial, que dominou de costas para o gol, fez o giro sobre o volante Betão do Velo Clube e bateu alto, forte, sem chance de defesa para Caio Allan. Jogo empatado em 1×1, no Palma Travassos, resultado do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Comercial foi pra cima do Velo, mas sem incomodar muito a defensiva rubro-verde. Porém, aos 20 minutos, em um contra-ataque do time da casa, o lateral esquerdo velista Matheus Nunes comete falta por trás para impedir o avanço perigoso do atacante Wendel do Comercial. Recebe o cartão vermelho e deixa o Velo com um a menos em campo. Na cobrança de falta, Wendel manda por cima do gol velista, sem perigo para o goleiro Caio Allan.
Em vantagem numérica de jogadores em campo, o Comercial que já era todo ataque, ganhou novo ânimo na partida e foi em busca do gol da vitória. Aos 38 minutos, em uma jogada isolada pela lateral direita velista, o meia Felipinho, que fazia cobertura por aquele setor, vence a disputa com o atacante Kadu Barone, do Comercial, mas, ao sair com a bola dominada, deixa o braço direito estendido, que acerta o rosto do adversário, dentro da área. O árbitro Michael Camargo, em cima do lance, marca pênalti contra o Velo Clube. Na cobrança, o camisa 9, Wendel, com categoria, desloca Caio Allan e põe o Comercial em vantagem no marcador.
Com um jogador a menos e atrás no placar, o Velo, mesmo assim, tenta o empate, que poderia ter vindo ao final do jogo, quando Marcílio, que havia entrado no lugar de Betão, entra driblando na área adversária e acaba derrubado por trás, mas, o árbitro Michel Camargo considera a jogada normal e ainda pune o jogador velista com cartão amarelo por simulação.
Depois disso, o Comercial tocou a bola nos minutos finais de jogo e administrou a vitória para a alegria de seus torcedores. Final de jogo em Ribeirão Preto: Comercial 2 x 1 Velo Clube.
Com a derrota, o Velo Clube caiu de 5º. para 6º. lugar na classificação do Paulista da Série A2, com 17 pontos ganhos. Na próxima rodada, a 13ª. e antepenúltima da primeira fase, o Velo Clube recebe na quarta-feira (1º.) no estádio Benitão, às 20 horas, a forte equipe do Novorizontino, em busca da reabilitação. Tarefa que será nada fácil para os comandados do técnico velista Alberto Félix que vão precisar do apoio da torcida nas arquibancadas.
Escalações:
Comercial: Jeferson Souza; Luís Roberto, Maycon Douglas, Hilário (Luiz Eduardo) e Renan Barcelos (Alan Mineiro); Romário, Guilherme Pitbull (Lineker) e Brayan; Wendel, Luketa (Adriano Luís) e Kadu Barone (Túlio Renan). Técnico: Roberval Davino
Velo Clube: Caio Alan; Ynaiã, Alexandre Carvalho, Heverton e Matheus Nunes; Betão (Marcílio), João Pedro (Juan Sosa) e Felipinho (Dener Santos); Lucas Duni (Thiago Rubim), Léo Castro e Denner Nascimento. Técnico: Alberto Félix
Público: 1.959 espectadores e Renda: R$32.640,00
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução