A quinta-feira (25) foi de muita chuva em Rio Claro, com intensidade registrada entre 13 e 14 horas.
Chovendo forte durante uma hora, vários pontos já conhecidos no município ficaram alagados. Avenida Visconde do Rio Claro ficou intransitável. Na Avenida 16 do bairro Jardim São Paulo, um carro ficou ilhado, mas o motorista conseguiu sair do veículo. Na região da rodoviária, o trecho da Avenida Tancredo Neves também ficou prejudicado.
Segundo o Diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Capitão Wagner Araújo, o órgão recebeu diversos chamados da população. “Não contabilizamos, porém, foram vários registros de pessoas dizendo que estavam presas em alagamentos”, disse.
Até às 18 horas dessa quinta, conforme a Defesa Civil, foi registrado 46,2 milímetros de chuva. “Estamos trabalhando em várias frentes, equipe no monitoramento dos radares, outra junto à guarda no sistema de câmeras avaliando os pontos e direcionado as equipes de campo que saem para verificar os pontos e a necessidade de apoio”, explicou Araújo, que salientou as orientações às pessoas em períodos de chuvas mais fortes. “Evitem transposição em áreas de alagamentos que são sinalizadas. A orientação é não se arriscar e esperar diminuir a intensidade ou procurar rota alternativa”, orienta.
De acordo com o técnico do Ceapla da Unesp, a previsão é que a chuva deva dar uma trégua no fim de semana. “A partir de domingo, o tempo deve ficar melhor, com sol entre nuvens de manhã e com previsão de pancadas de chuva à tarde. As temperaturas devem ficar mais amenas com máximas entre 23 e 25 graus e mínimas entre 15 e 17 graus”, esclareceu Burigo.
Cuidados
– Não deixe crianças brincarem nas águas de inundações, alagamento e enxurradas. Além de vários perigos, elas poderão estar contaminadas.
– Caso perceba que o volume de água está subindo, ameaçando seus bens, ponha-os a salvo, elevando-os. Mas, atenção! Somente faça isso se não houver riscos.
– Se, por algum motivo, ficar ilhado, ligue 193 – Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil pelo 199.
– Proteja-se em locais elevados até a água baixar.
– Fique atento às informações das rádios.
– Estando em veículo, se possível, estacione em um local elevado e espere a água baixar.