Projeto desenvolvido em Rio Claro incentiva a preservação das abelhas sem ferrão. A ação envolve alunos do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino e visa conscientizar as crianças sobre a importância das abelhas nativas para o meio ambiente.
O projeto é desenvolvido em parceria entre o Rotary Club de Rio Claro Sul, Estação do Bem, Chácara Alternativa e a prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente. Uma das principais metas é a criação de zonas de preservação que possam abrigar os insetos e serem um ambiente seguro para o desenvolvimento destas espécies.
A primeira fase do projeto foi iniciada no último dia 15 na Chácara Alternativa. Para viabilizar a iniciativa, os rotarianos doaram equipamento que irá ajudar na construção das “casinhas” das abelhas. A máquina desempena e alisa as madeiras permitindo que as “casinhas” sejam construídas de forma a excluir as frestas e impedir a entrada de invasores, como formigas e moscas, que destroem as colmeias.
Além disso, o interior das colmeias deve ser escuro, fator essencial para economizar a energia das abelhas. “Essa máquina vai propiciar a produção de caixas de melhor qualidade, proporcionando mais conforto e beleza, além de aumentar as chances de vida e reprodução das abelhas. Isso vai servir de exemplo para as crianças sobre a importância das abelhas para todo o ecossistema”, comenta Sérgio Luiz Zanão, da Chácara Alternativa.
O presidente da Comissão da Fundação Rotária, Carlos Augusto Báccaro, explica que as casinhas serão distribuídas nas escolas selecionadas pela equipe do projeto. “As escolas que se destacarem e se interessarem, a Chácara Alternativa vai fornecer as casinhas com colmeias prontas para que professores possam trabalhar com as abelhas juntamente com as crianças”, explica Báccaro. Lembrando que as abelhas do projeto são nativas (sem ferrão) e não picam.
A verba para a compra do equipamento doado pelo Rotary Club de Rio Claro Sul foi obtida por meio da venda de cupons da Campanha União Solidária (Sicredi). “As pessoas que adquiriram esses cupons concorreram a vários prêmios: carros, motos e celulares e contribuíram com essa primeira fase do projeto”, informa Luiz Renosto, presidente do Rotary Club de Rio Claro Sul.
“A ação é muito importante para a preservação das abelhas, que são responsáveis pela polinização de diversas espécies vegetais e, portanto, essenciais para a manutenção do meio ambiente. O Rotary Club de Rio Claro Sul, em parceria com outras instituições, demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental”, conclui Renosto.
Recentemente os parceiros se reuniram para planejar o projeto. Participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Leanro Geniselli; o coordenador ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edson Andrade; Fernanda da Secretaria da Educação; Leonardo e Roberto do Centro de Formação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente; Igor da Estação do Bem; Sérgio e Luísa da Chácara Alternativa; e Renosto e Báccaro do Rotary Club de Rio Claro Sul.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação