Rio Claro conheceu nesta segunda-feira (20) a campeã do carnaval 2023. Depois de 23 anos de jejum, a Escola Unidos da Vila Alemã (Uva) levou o título e a alegria tomou conta da comunidade verde e branco. A apuração aconteceu no espaço multiuso na Avenida Brasil onde foram realizados os desfiles que marcaram a volta do carnaval na cidade após seis anos. O último foi realizado em 2016.
Integrantes das escolas Uva, Samuca, Casamba Grasifs, bem como dos blocos-escola Embaixadores do Samba e Gaviões da Fiel, acompanharam in loco a apuração. A torcida era grande por parte das agremiações que comemoravam cada nota e computavam os pontos com ansiedade. A disputa foi acirrada, mas no final a Uva, com 179,4 pontos, pôde comemorar a vitória. A festa era verde e branco.
“O título é nosso depois de 23 anos, depois de um incêndio, é a força dessa comunidade”, disse, emocionado o diretor de carnaval da escola, Elder Baungartner. Ele destacou o trabalho coletivo realizado. “É um trabalho de todo mundo e não de apenas de um setor ou de outro. Todo mundo trabalhou muito para colocar esse carnaval na avenida, e o título é nosso”, frisou.
A verde e branco desfilou no sábado (18) e levou para a avenida 60 ritmistas, 350 integrantes, nove alas, três carros alegóricos e um tripé. A escola falou sobre a luz e as cores através do samba-enredo “Faça-se a luz: a Uva em uma explosão de cores” composto por Betinho do Cavaco.
A vitória da Uva foi apertada, com diferença de apenas um décimo. A vice-campeã Samuca conseguiu 179,3 pontos. A escola A Casamba ficou em terceiro lugar com 178,9 pontos e a Grasifs em quarto, com 177,2 pontos. De acordo com o regulamento, as escolas poderiam atingir, no máximo, 180 pontos.
O secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani, cumprimentou o bonito trabalho realizado pelas escolas e blocos no carnaval rio-clarense. “Todos estão de parabéns pelo maravilhoso carnaval apresentado, reafirmando a grandeza do carnavalrio-clarense”, elogiou.
O prefeito Gustavo Perissinotto também ressaltou a união para a volta do carnaval. “É uma satisfação muito grande trazer de volta o desfile das escolas de samba e manter a tradição histórica do carnaval rio-clarense. Isto tudo atendendo também as demandas da população em outros setores, como na saúde, educação e infraestrutura. A comunidade está de parabéns pelo envolvimento e colaboração com este grande carnaval em Rio Claro”, comentou.
Quarto título Esse é o quarto título da Uva que também foi campeã em 1996, 1996 e 2000. Mas o título deste ano tem um significado especial, visto que a escola, como uma fênix, ressurgiu das cinzas em dezembro de 2021 com a reinauguração da sede que tinha sido destruída por trágico incêndio ocorrido em 2020.
O fogo destruiu o barracão, instrumentos musicais, fantasias, alegorias e todo o material de trabalho. Diretoria e comunidade realizaram intenso trabalho de recuperação e a Uva, a sede foi reconstruída, e o resultado de tanto esforço está sendo coroado com o título de campeã do carnaval 2023.
Desfile das campeãs As escolas Uva e Samuca voltam à passarela do samba nesta terça-feira (21) para o desfile das campeãs. O Bloco-escola Embaixadores do Samba também desfila nesta terça. O desfile de hoje marca o encerramento do carnaval 2023 em Rio Claro.
A folia começa às 20 horas com a entrega dos troféus às agremiações. Às 20h30, o bloco Embaixadores do Samba entra na avenida. A Samuca desfilará a partir das 21h30 e, a UVA, às 22h30.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura