Com a morte de três pessoas, sendo dois idosos e uma mulher adulta, Rio Claro chegou a 692 óbitos por Covid-19, sendo 20 neste ano. A informação está no boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (10) pela Fundação Municipal de Saúde.
O boletim registra também 219 novos casos da doença, totalizando 34.473. O registro de novos casos apresentou ligeira queda em relação à semana anterior quando foram registrados 237 novas infecções. Isso representa uma redução de 8,22%. Na última semana de janeiro foram registrados 158 novos casos de Covid. Antes disso, o município confirmou 125, 221 e 197 novos casos.
De acordo com a Fundação de Saúde, o município tem 33.500 pessoas recuperadas da Covid e sete internadas, sendo uma em unidade de terapia intensiva. A taxa de ocupação de leitos é de 10% ante 11% na semana passada quando havia oito internados.
Mesmo com a diminuição na incidência, a situação ainda demanda cuidado, segundo análise feita pelo GT de Monitoramento da Covid-19 da Unesp Rio Claro. “A semana se encerra em Rio Claro com a pandemia de Covid-19 apresentando ainda tendência de alta no número de casos pela terceira semana consecutiva… A aproximação do Carnaval com a positividade muito alta e alta incidência de novos casos não é um cenário muito favorável e requer alerta nos cuidados já conhecidos e amplamente disseminados”, alerta o grupo, reforçando que “os riscos podem ser minimizados com a vacinação completa (incluindo as doses de reforço) e a utilização de máscara, principalmente em locais com aglomerações”.
Recomendação similar faz a Fundação de Saúde que alerta a população sobre o aumento dos novos casos de Covid no município e recomenda fortemente a atualização do esquema vacinal para os faltosos.
A autarquia indica a utilização de máscaras ao frequentar locais fechados e ao se relacionar com outros de fora do domicílio, especialmente para idosos, pessoas com doenças crônicas e condições de imunossupressão. Pessoas com quadros de resfriados ou gripes, ainda que leves, devem permanecer de máscaras ao se relacionar com outras.
Foto: Divulgação