O empresário Aldo Demarchi está retornando à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) como deputado estadual. Ele vai assumir a cadeira desocupada pelo deputado Coronel Telhada, que renunciou ao cargo na segunda-feira (6) para assumir como deputado na Câmara Federal em Brasília. Demarchi assumiu o posto nesta quarta-feira (8) e ocupará a cadeira até o dia 14 de março, quando termina a atual legislatura.
“Regresso ao Parlamento Paulista com a finalidade de concluir meu sétimo mandato, no dia 14 de março”, informou o deputado. De acordo com ele, “o período pode ser pequeno, mas o entusiasmo em voltar a trabalhar em benefício da população do estado de São Paulo continua imenso”.
A ideia é concentrar esforços em cobrar o cumprimento das emendas que de sua autoria. Por meio delas, ele destina recursos para o setor de saúde do município, além de beneficiar entidades como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Santa Casa de Misericórdia e Casa de Saúde Bezerra de Menezes. “São entidades que prestam serviços significativos para a população da cidade”, comenta o parlamentar. “Aprovamos o orçamento, agora chegou a hora de cobrar e colocar em vigor”, acrescenta.
Além disso, o deputado pretende continuar atuando na Comissão de Transportes da Alesp, onde tem uma extensa folha de serviços prestados. Ele lembra que por meio de sua atuação na comissão conseguiu recursos para duplicar rodovias na região. Por isso, nesse final de mandato, a meta é conseguir mais benefícios para Rio Claro e região.
Em sua atuação como deputado, Demarchi também atuou fortemente na área da educação profissionalizante. Um exemplo disso é a Fatec (Faculdade de Tecnologia) que deve ser inaugurada neste ano na cidade, projeto pelo qual trabalhou intensamente. Também tem atuação destacada no setor de agroecologia para incentivar a agricultura orgânica sem agressão ao meio ambiente. Tanto que é autor do projeto que deu origem ao Selo Verde que incentiva e premia os municípios paulistas que se destacam em ações voltadas para o meio ambiente.
“Rio Claro pode se tornar a capital da agroecologia porque já possui trabalhos significados nessa área desenvolvidos pela Korin e no horto de Ajapi”, comenta. “Minha expectativa é continuar esse e outros trabalhos iniciados há 28 anos. O que a gente puder fazer, vamos fazer”, conclui o deputado.
Suplente
Essa é a segunda vez que o deputado assume o cargo como suplente na atual legislatura. Em abril do ano passado, ele retornou à Alesp ao assumir a vaga de Arthur do Val, que renunciou ao mandato após o Conselho de Ética da Casa aprovar sua cassação por quebra de decoro parlamentar. Dessa forma, ele tomou posse de seu sétimo mandato como deputado estadual.
Demarchi ocupou a cadeira até dezembro do ano passado quando o deputado Cauê Macris voltou à Alesp depois de ser exonerado do cargo de secretário da Casa Civil do governo de São Paulo. Com isso, a deputada Patrícia Bezerra, que ocupava a cadeira de Macris, tomou posse da vaga de Arthur do Val, já que é a primeira suplente à frente de Demarchi como segundo. Agora, ele retorna ao Legislativo paulista para concluir seu sétimo mandato.
Vale lembrar que os novos deputados estaduais, eleitos em outubro do ano passado, tomam posse dos cargos no próximo dia 15 de março, quando também será realizada a eleição do novo presidente do Parlamento paulista. O estado de São Paulo é a última unidade federativa do país a empossar os deputados. No entanto, 2023 será o último ano em que a posse dos 94 parlamentares será realizada em 15 de março. A partir de 2027, a posse dos novos deputados será feita no dia 1º de fevereiro, assim como já ocorre no Congresso Nacional e em outras casas legislativas estaduais.
Por Ednéia Silva / Foto: Alesp