Conheça os 10 carros flex mais econômicos do Brasil
Com o preço médio da gasolina acima de R$ 5 e o do etanol próximo a R$ 4, encher o tanque de um carro pequeno pode passar dos R$ 200.
Por isso, escolher por um modelo econômico é necessidade para muitos brasileiros. Uma das referências em consumo é o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro.
O teste é feito em condições-padrão de laboratório e ajustados para simular condições mais comuns de utilização.
Recentemente, a autarquia divulgou os dados atualizados dos veículos à venda em 2023. Confira os mais econômicos.
Polêmica à vista
Ao divulgar a nova tabela 2023 de consumo veicular, o Inmetro também passou a publicar a autonomia para veículos híbridos e elétricos, baseada na metodologia norte-americana da SAE, que usa a norma EPA.
Com isso, os números do Inmetro reduzem em grande parte as autonomias declaradas pelas montadoras. Antes, o Inmetro apenas convertia o alcance em km/l, o que não faz sentido para veículos 100% elétricos.
As autonomias divulgadas despencaram. Abaixo, alguns exemplos com o novo padrão.
Aliança Renault-Nissan planeja nova picape
A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi foi estendida por mais 15 anos. Em novo formato, com redução de participações e novos planos operacionais, a América Latina terá quatro projetos.
Uma nova picape será desenvolvida pela Renault e compartilhada com a Nissan na Argentina. O comunicado não detalha onde poderia ser produzida.
A aliança informou que a colaboração bem-sucedida da família existente da picape Nissan Frontier e Renault Alaskan (esta não é vendida aqui) vai continuar.
No México, a Nissan vai produzir um novo modelo para o Renault Group. Além disso, Nissan e Renault comercializariam na região dois veículos elétricos subcompactos comuns.
Volkswagen lança o novo Virtus
Após aposentar o Voyage e manter o Jetta apenas na versão mais esportiva GLi, a Volks lança o novo Virtus.
No design, o sedã recebeu na dianteira novo conjunto de faróis em LED, novo capô, de perfil mais alto, e para-choque redesenhado. Atrás, há lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas e friso cromado na versão Highline, além de refletores.
O interior exibe telas entre 8” e 10,25”, conforme a versão. O multimídia pode ser o de 6,5” ou 10,1”. Seis airbags, alerta de colisão com frenagem automática e piloto automático adaptativo são destaques em segurança a partir da configuração 170 TSI automática.
Disponível em 5 versões, desde a 170 TSI manual a R$ 103.990 à Exclusive, por R$ 144.990, o Virtus tem três opções de motor: 1.0 turbo de até 116 cv manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades; 1.0 turbo de até 128 cv com caixa automática de 6 marchas e 1.4 turbo de até 150 cv automática de 6 velocidades.
Correção sobre o Nissan Versa
Diferentemente de como a coluna publicou na semana passada, o novo Versa não será igual ao atual vendido no México. De acordo com a Nissan, a linha 2023 que chega às lojas é o modelo reestilizado em 2020, que volta ao mercado após meses de problemas de produção e regularidade. O modelo com frente nova não tem previsão de quando chega ao país. Mais detalhes sobre o Nissan Versa serão dados na próxima edição, por ocasião de seu lançamento.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br