Estão abertas até o dia 16 deste mês, as inscrições para o 1º Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular, que pode ser disputado por musicistas de todas as Américas, inclusive do Brasil. O concurso vai distribuir U$ 9 mil em dinheiro para os dez melhores músicos e troféus confeccionados pelo artista Mauricio Manzo. A premiação teve uma primeira edição nacional em 2018, celebrando os 70 anos que o compositor mineiro teria completado no dia 22 de agosto daquele ano. Agora, o prêmio ganha dimensão internacional.
O prêmio é realizado pelo Instituto Cultural Chico Mário (ICCM), em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina. A iniciativa tem apoio do Espacio Tucumán, local que sediará a cerimônia de premiação, na capital argentina. A iniciativa é do pianista Marcos Souza, filho do compositor mineiro e um dos responsáveis pelo Instituto Cultural Chico Mário (ICCM).
As inscrições estão disponíveis em português, espanhol e inglês e podem ser feitas por violonistas de qualquer nacionalidade, desde que residentes em países das Américas, pelo site do instituto.
O concurso objetiva valorizar os talentos do violão popular e promover a obra e memória do compositor mineiro Francisco Mário, um dos pioneiros da música independente no Brasil. Irmão mais novo do sociólogo Betinho e do cartunista Henfil, Chico Mário, como é conhecido, viveu apenas 39 anos, vítima de HIV contraída em uma transfusão de sangue contaminado. Apesar disso, deixou obra composta por oito discos que estão disponíveis nas plataformas de streaming, além de três livros.
Por Agência Brasil