O ano letivo de 2023 começa nesta segunda-feira (6) para os alunos da rede municipal pública de ensino de Rio Claro. Cerca de 18 mil estudantes retornam às escolas depois de quase dois meses de férias. Na rede estadual, as aulas foram retomadas na sexta-feira (3).
Esse contingente de alunos está distribuído entre a educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que oferece ensino da 1ª até a 8ª série para pessoas que nunca foram à escola ou que pretendem voltar a estudar.
As aulas são presenciais, mas com observância aos protocolos sanitários. A rede municipal de ensino possui 64 unidades escolares e mais de dois mil funcionários, entre professores e outros profissionais.
Para os alunos, as atividades começam nesta segunda (6), mas os professores iniciaram o ano letivo na quarta-feira (1º) quando foi realizada a aula inaugural com o tema “Projeto político pedagógico: construção democrática e coletiva”, com a participação da Profª. Dra. Maria Regina dos Passos Pereira.
Depois disso, os docentes participaram de reunião pedagógica administrativa na quinta-feira (2) e reunião de planejamento na sexta-feira (3). Procedimentos realizados para acertar os detalhes e deixar tudo pronto para receber os alunos que, nos primeiros dias de aula, participam de atividades de acolhimento.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o primeiro semestre de aulas termina no dia 6 de julho. De 7 a 21 de julho haverá recesso para os estudantes, sendo que para os alunos das escolas de educação integral o recesso ocorrerá entre 17 e 21 de julho. O segundo semestre letivo começa no dia 24 de julho e termina em 20 de dezembro, completando os 200 dias de aula obrigatórios.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação