O ano de 2023 começou com mudanças em algumas paróquias da região de Rio Claro. A Diocese de Piracicaba iniciou a transferência de 23 padres, sendo oito em Rio Claro. Um deles é o padre José Geraldo Campos Penido que assume a partir de hoje (4) a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, até então sob o comando do padre Renato Luís Andreatto. A missa de posse canônica será celebrada às 19 horas e será presidida pelo bispo da diocese, Dom Devair Araújo da Fonseca.
Natural de Brumadinho (MG), Penido foi ordenado em 7 de junho de 2015, na Catedral Santo Antônio em Piracicaba. O pároco vem transferido de Piracicaba onde comandava a Paróquia Santa Rosa de Lima desde o dia 22 de julho de 2016. Antes disso, foi vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição em Piracicaba.
Em missa realizada na última terça-feira (31), o padre Penido se despediu da comunidade de Santa Rosa. “Como tudo na vida tem um começo e um fim, hoje chegamos a mais um ciclo. A vida é feita de ciclos, idas e vindas… Nestes seis anos de convivência, vivemos muitas coisas: sorrimos e choramos… Vou para uma nova missão, mas deixo, com orgulho, uma comunidade que compreende seu potencial… Deixo a Paróquia Santa Rosa de Lima fisicamente, mas levo com orgulho tudo que realizamos juntos e a sensação de dever cumprido”, disse o pároco que solicitou aos féis que acolham com carinho o novo padre que vai assumir em seu lugar.
O padre Penido chegou nesta semana à paróquia em Rio Claro para conhecer a “nova casa” e seu povo, bem como as comunidades das capelas Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Glória, vinculadas à igreja. Sobre o novo desafio, o pároco afirma que seu desejo é servir a Deus e a comunidade. “Minha expectativa é de muita alegria, ânimo e muita prontidão. Desejo fazer o trabalho que Deus me confia e responder a Deus da melhor forma possível, e com entusiasmo”, informa Penido que ressalta a boa acolhida que está tendo nas comunidades paroquiais.
“Tenho percebido que a paróquia é boa, e já vem de um trabalho muito bom com o padre Renato, a quem só tenho a agradecer, porque se a paróquia me acolhe dessa forma, com alegria no coração, é porque o padre que aqui estava também fez um bom trabalho. Quando a gente faz um bom trabalho, a paróquia responde da melhor maneira possível”, comenta.
O padre ressalta as boas impressões que está tendo da comunidade nesse início de convivência. “É uma alegria muito grande saber que a comunidade é viva e alegre, que quer trabalhar e responder a Deus, e isso é gratificante”, frisa Penido. “É um povo de fé, coração aberto e acolhedor. Da minha parte só tenho a fazer com que a comunidade viva mais isso e possa se aproximar mais de Deus. O que tenho e trago para oferecer a este povo é o Deus que um dia recebi, quero transmiti-lo com a mesma força e intensidade com que Ele entrou na minha vida e fez a grande diferença”, acrescenta.
O padre José Geraldo Campos Penido toma posse em missa que será celebrada neste sábado (4), às 19 horas. “Desejo tomar posse e responder aquilo que Deus e a igreja colocaram nas minhas mãos. Cuidar bem desse povo unido, trabalhador e sempre ativo na comunidade. Quero responder a esse povo da mesma forma que vejo o coração e a disponibilidade dele. Que Deus abençoe a todos”, conclui.
Comunidade também recebe o padre Gutemberg como novo vigário paroquial
Além do padre Penido, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida também está dando as boas-vindas ao padre Gutemberg da Silva Santos, novo vigário paroquial da igreja. Assim como Penido, ele assume as novas funções a partir deste sábado (4).
Padre Gutemberg pertence à Diocese de Eunápolis (BA), onde atuou na Paróquia de Santa Isabel. Depois disso foi enviado em missão para a Diocese de Osasco onde foi pároco em Cotia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No ano passado fez uma experiência missionária na Arquidiocese de Belém do Pará onde foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na cidade de Ananindeua.
Sobre o novo desafio, o sacerdote observa que Deus não desampara e ensina todos a graça de recomeçar. “Aquele que nos chamou é sempre fiel. Esse Senhor que chamou para a missão ensinou também a graça do recomeço. E cada nova missão, cada nova paróquia, é sempre um sempre recomeço. E recomeçar é um dom de Deus”, comenta o padre.
De acordo com ele, a renovação é um dom de Deus e recomeçar é importante para novas aprendizagens. “Ele prometeu que faria nova todas as coisas e enviaria seu espírito para renovar a face da terra. Então chegar nessa nova missão aqui em Rio Claro, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, é um dom e um presente de Deus. Recomeçar é sempre importante para que possamos aprender, trocar experiências e sempre fazer o novo de Deus”, pontua.
As expectativas são grandes para a nova missão e o trabalho junto à comunidade. “Muitas expectativas para essa nova missão e, entre elas, já pude sentir o carinho e a acolhida desse povo tão querido pelo padre Renato, como também o padre Renato tão querido por esse povo. E a gente sente os frutos que podemos colher pelo ministério e pela missão do padre Renato que passou por aqui nessa paróquia. Com certeza nós queremos dar continuidade a esse trabalho, a essa causa que já foi abraçada por ele e agora abraçada por nós”, informa.
O sacerdote agradece o carinho e a acolhida recebidos. “Me sinto muito acolhido pela paróquia, pelos paroquianos e pela equipe que já nos esperava. Com a graça de Deus iremos trilhar esse caminho, um caminho de missão, de espiritualidade e de formação, um caminho onde Deus colocou na nossa vida essa graça, essa bênção de fazer parte dessa paróquia neste ano que se inicia de 2023”.
Padre Gutemberg finaliza expressando o desejo de trabalhar em conjunto com a comunidade. “Deixo aqui uma bênção especial a todos e que possamos fazer juntos, de mãos dadas, esse caminho, essa experiência de Deus, esse novo que acontece nas nossas vidas. Deus abençoe a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
Por Ednéia Silva