O Canil da Guarda Civil de Rio Claro iniciou a segunda etapa do Projeto Cão Doutor de Cinoterapia. Na terça-feira, dia 24, o Guarda Civil Igor Rafael de Carvalho, que também é Médico Veterinário com especialização em Cinoterapia, juntamente com a Guarda Civil Luciene Cristina Cortes, além do cão Holly, após firmar parceria com Hospital Amaral Carvalho, situado no município de Jaú/SP, que é referência em tratamento oncológico, iniciou através de visitas pilotos, a padronização e treinamento com o corpo médico do hospital, buscando a expertise no trabalho em ambiente hospitalar com a inclusão do cão nesse processo de tratamento dos pacientes.
O Médico Veterinário salienta que esse trabalho requer muitos cuidados técnicos e necessita de um treinamento específico, cuja a presença do cão irá despertar e estimular a sensação de bem-estar efetivamente fazendo parte do tratamento e recuperação desses pacientes.
Durante a visita guiada da equipe do Canil da Guarda Civil, o cão Holly percorreu pelo Ambulatório de Pediatria, seguiu para a Unidade de Internação de Pediatria, e pôr fim a Unidade de Internação de Cuidados Paliativos.
A receptividade e o carinho que o animal teve, desde a diretoria, corpo técnico, funcionários e principalmente dos pacientes foi muito marcante e satisfatório poder ver a expressão de alegria proporcionada naquele momento com a presença do cão.
Os pacientes demonstraram muita satisfação e alegria em poder interagir diretamente com o animal. O Médico ressalta ainda que a experiência adquirida nessa nova área em breve deverá prestar um serviço de excelência profissional para os hospitais de Rio Claro.
Todas as informações são do SEICS – Setor de Estatísticas, Inteligência e Comunicação Social da Guarda Civil.
Foto: Divulgação