Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos do Jordão, do governo do estado de São Paulo, ganhou um novo formato em 2022, passando a acontecer também no Verão – além de manter sua tradicional edição de Inverno, todo mês de julho.
Em 2023, entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro, o 2º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá 34 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular e Música Clássica), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, neste ano dedicado a grupos musicais já existentes ou constituídos exclusivamente para essa finalidade (distribuídos entre música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal).
Os primeiros cinco concertos desta edição acontecerão na Sala do Coro, localizada no 2º andar da Sala São Paulo, e todos os demais serão no Auditório Claudio Santoro, o palco mais tradicional do Festival de Campos do Jordão, dentro do Museu Felícia Leirner – as três instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Todas as performances serão gratuitas e sem a necessidade de retirada prévia de ingressos, limitadas às capacidades da Sala do Coro (150 lugares) e do auditório (814 lugares). Já as atividades pedagógicas serão realizadas inteiramente na Sala São Paulo, entre os dias 29 de janeiro e 18 de fevereiro.
Com o Festival de Verão, o governo de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento – no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência durante o Festival de Inverno (que, em 2023, chegará à sua 53ª edição).
“A segunda edição do Festival de Verão será inovadora. Num formato mais compacto, o festival deste ano privilegiará a prática de grupos e colocará em evidência a nova geração de músicos populares e clássicos que, através de seus trabalhos autônomos, terão protagonismo na definição dos espetáculos, juntamente com grupos tradicionais como Osesp, Brasil Jazz Sinfônica e nomes relevantes da música brasileira”, afirma o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.
Programação artística
Na programação musical do 2º Festival de Verão, destacam-se apresentações do Heloísa Fernandes Quarteto, que abre o evento com música brasileira instrumental (04/02); da São Paulo Big Band com os cantores Vanessa Moreno (04/02), Ana Cañas (12/02) e Wilson Simoninha (18/02); da Brasil Jazz Sinfônica ao lado da cantora e compositora Maria Gadú (11/02); dos jazzistas noruegueses do Paal Nilssen-Love Sextet (05/02); do conjunto de música clássica Percorso Ensemble, acompanhado da cantora Eliane Coelho (18/02); da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo – Ojesp tocando trilhas de filmes emblemáticos (18/02); além do programa Floresta Villa-Lobos, que a Osesp apresentou em 2022 na Sala São Paulo e no Carnegie Hall, em Nova York, e que encerra esta edição do Festival (18/02). Todos os concertos são gratuitos e acontecem no Auditório Claudio Santoro.
Foto: Divulgação/Governo de SP