Cor de Laranja
Você sabe o quão legal é a cor laranja? Talvez você nem a repare tanto durante o dia, mas ela é uma cor muito presente em nosso cotidiano.
A cor de laranja não existia até os europeus descobrirem a fruta laranja, que tem a sua origem na Índia, então a partir disso, a cor laranja começou a existir, pois antes disso chamavam a cor laranja de “vermelho amarelado” ou “amarelo avermelhado”.
Acho a cor laranja meio menosprezada, por exemplo, imagine dois carros de luxo idênticos, porém, um preto e o outro laranja, consegue imaginar qual é o mais caro? Você, provavelmente, pensou no preto, pois a cor preta em um carro de luxo nos dá a impressão de que seja mais caro, mas não, o corante da cor laranja é mais caro, então o carro laranja acaba saindo mais caro. Psicologia em cores é algo muito interessante.
Outro exemplo, sabia que a cor do perigo é a cor laranja? Você provavelmente pensou no vermelho por lembrar o “sangue” ou até no preto por lembrar o “escuro”, mas não, a maioria das placas que têm caveiras indicando “perigo” ou “morte”, contém o fundo laranja.
Tudo isso e mais me fez perceber que a cor laranja não é tão notada pelas pessoas e, às vezes, quando notam, acabam dando uma comparação com as cores vermelho e amarelo.
Sabe aquele pôr do sol que acaba deixando o céu com uma tonalidade diferente? A maioria das pessoas antes de pensar e dizer que é laranja, acabam chamando de um “vermelho clarinho”, por exemplo, sendo que aquele céu é uma tonalidade diferente. Até os peixes dourados, as pessoas que têm cabelos ruivos, não são chamados de laranja, dizem que o peixe é dourado é os cabelos são vermelhos…
Não acho que uma cor tão legal deveria ter tão pouco reconhecimento comparado as outras! A cor laranja nos dá a impressão de que se ela fosse uma pessoa, ela seria extrovertida, engraçada, brincalhona e com todos esses aspectos de uma pessoa idiota e besta no bom sentido. Em desenhos infantis, a maioria dos personagens que contém muito laranja em sua paleta de cores têm esses traços de personalidade.
Mas porque eu estou falando do quão desvalorizado é uma cor e o quão legal ela é? Eu não sei, vi umas curiosidades sobre ela e achei interessante.
Esse texto parece meio infantil, eu poderia estar falando sobre sentimentos ou problemas sociais, mas acho que essas coisas precisam ser faladas também, pois é divertido para mim e, de certa forma, a maneira que certas cores atingem certos sentimentos nossos são mesmo interessante, enfim, tudo o que eu disse foi sério, valorize mais a cor laranja!
Texto escrito pelo aluno Bryan Souza estudante da Escola Estadual Januario Sylvio Pezzotti, sob curadoria de Rafael Cristofoletti Girro, pertencentes a Rede Camões de jornais escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto; Divulgação