Os alunos das redes municipal e estadual de ensino se preparam para a volta às aulas no início de fevereiro. As escolas estaduais de ensino começam o ano letivo de 2023 no dia 3 de fevereiro, enquanto as unidades municipais reiniciam as aulas no dia 6 de fevereiro.
Na rede estadual, o encerramento do ano letivo está previsto para 15 de dezembro, com recesso escolar em julho. Até lá tem muita atividade nas 5.300 escolas da rede estadual paulista. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, o primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento.
“O recesso escolar dos estudantes acontece integralmente em julho, do dia 3 ao 23. O calendário também prevê reuniões de planejamento, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e replanejamento, em 24 de julho. Dividido em dois semestres e quatro bimestres, o ano possui 200 dias letivos já levando em consideração os feriados nacionais”, informa a pasta.
Para auxiliar alunos e professores, a secretaria está distribuindo material pedagógico (Caderno do Aluno) e kits escolares com produtos como cadernos, canetas, lápis de cor, giz de cera, tesouras, entre outros itens. Os kits contemplam alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e também do ensino médio. O conteúdo dos kits varia conforme o ciclo de ensino do estudante.
Rede municipal
O ano letivo na rede municipal de ensino terá início em 6 de fevereiro e, como é de praxe, as atividades pedagógicas começam com aula inaugural para os professores. A atividade está marcada para o dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas, e será on-line. Para participar basta acessar o link no endereço https://www.youtube.com/watch?v=jokvzIXPwfM.
A aula inaugural terá como tema “Projeto político pedagógico: construção democrática e coletiva”, com participação da professora Maria Regina dos Passos Pereira. No dia 2, a Secretaria Municipal da Educação irá realizar reunião pedagógica administrativa e, no dia 3, reunião de planejamento.
A rede pública municipal de ensino de Rio Claro é composta por 64 unidades que atendem aproximadamente 18 mil alunos, desde a educação infantil (creche e pré-escola) até o ensino fundamental (ciclo 1 – 1º ao 5º ano), além de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/PMRC