A primeira pole position da era dos LMDh para as 24 Horas de Daytona, mais importante prova de endurance dos Estados Unidos e etapa de abertura da IMSA é do Acura ARX-06 #60, da Meyer Shank Racing. Vencedora da Rolex 24 (24h de Daytona) no ano passado, a equipe comandará o grid na edição 2023 da prova, no próximo sábado (28).
Com 1min34s031, Tom Blomqvist garantiu a posição para o quarteto que conta ainda com Colin Braun, Simon Pagenaud e o brasileiro Hélio Castroneves. Helinho vai buscar sua terceira vitória na clássica corrida da Flórida, a segunda consecutiva.
Outro brasileiro no Grid, Felipe Nasr foi escalado para qualificar o Porsche 963 LMDh #7 da Porsche Penske Motorsport e ficou a apenas 0s083 do tempo do britânico e vai largar em segundo.
O melhor Cadillac é o #01, da Ganassi, que Sebastien Bourdais colocou na quarta posição. Divide a segunda fila com o Acura #10 da Wayne Taylor / Andretti.
Mais um brasileiro -Pipo Derani- também teve a missão de classificar o Cadillac V-LMDh #31 da Whelen Action Express e ficou com a sexta marca (+0s577). Os dois BMW M Hybrid V8 largarão em sexto – o #24, que tem o também brasileiro Augusto Farfus no trio – e sétimo.
Na LMP2, vantagem para o Oreca Gibson #52 da PR1 Mathiasen, graças a Ben Keating – na categoria os pilotos de ranqueamento mais baixo são os responsáveis pela qualificação. O norte-americano marcou 1min40s541. O Oreca #51 da Rick Ware Racing (com Pietro Fittipaldi na tripulação) largará em sexto.
Pole do Ligier JS P320 #33 (Sean Creech Motorsport). O chileno Nico Pino marcou 1min43s197. Gar Robinson treinou com o #74 da Riley Motorsports e colocou o carro que conta com Felipe Fraga na P.5.
GTD
Entre os GTs, a melhor marca (1min46s093) foi conquistada por um carro da GTD (que inclui os gentlemen drivers): O Mercedes AMG GT3 #57 da Winward, pilotado pelo britânico Phillip Ellis. O melhor entre os GTD Pro é outro AMG GT3, o #79 da Weathertech (com Maro Engel): 1min46s784. Em sua estreia, as Ferrari 296 GT3 ficaram distantes das primeiras posições. Daniel Serra, na #62 da Risi Competizione, foi o nono da Pro.
Por E. Cortez / Foto: LAT