O Velo Clube ainda não sabe o que é vencer no Campeonato Paulista da Série A2. Jogando na última quarta-feira (18), no estádio Bruno Lazarini, na cidade de Leme, contra o Lemense FC, a equipe velista foi derrotada por 3×1, pela segunda rodada da competição.
Logo a 1 minuto de jogo, o Lemense abriu o placar com o camisa 8 Valdívia. No lance que originou a marcação da penalidade máxima, o atacante Flávio, do Lemense, havia sido derrubado dentro da área pelo lateral esquerdo Marcílio do Velo.
À frente no marcador, o time da casa, sentiu-se mais à vontade e mais confiante em campo, diante de um Velo Clube nervoso e inseguro. A primeira boa oportunidade do Velo para igualar o placar, foi aos 33 minutos, com o sempre perigoso atacante Douglas Skilo, que fez excelente jogada pela esquerda e encontrou Thiago Rubim, bem posicionado dentro da área. O atacante velista dominou a bola e se preparava para fazer o giro e o arremate, quando foi derrubado pela zaga adversária. Pênalti a favor do Velo, marcado de imediato pelo árbitro Ricardo Bittencourt. Na cobrança, Léo Castro, com categoria, deslocou o goleiro Igor e empatou o jogo para o Velo. A partida seguiu equilibrada até o final da primeira etapa, sem grandes chances de gol de parte a parte.
Na volta para o segundo tempo, logo ao cinco minutos, o atacante Douglas, do Lemense, recebeu a bola no bico esquerdo da grande área do Velo, dominou bem e bateu com curva, fora do alcance de Caio Allan, colocando novamente o time da casa à frente do placar.
Nesse momento do jogo, precisando ir ao ataque para buscar o empate, o Velo esbarrou naquela que tem sido a maior dificuldade da equipe nos dois jogos disputados até o momento na competição: a construção de jogadas no meio campo que municiem o ataque.
Com o meia Felipinho bem marcado, o Lemense neutralizava o toque de bola do Velo. Mesmo assim, o valente Felipinho tentou duas vezes, com chutes de fora da área, surpreender o goleiro Igor do Lemense, que, no entanto, bem posicionado fez ótimas defesas.
O atacante Lucas Duni, que havia entrado no lugar de Thiago Rubim e o lateral esquerdo Marcílio também arriscaram chutes de fora da área, mas sem sucesso.
Tentando colocar o time do Velo mais à frente, o técnico Alberto Félix, fez várias alterações na equipe. Entraram Denner, Lucas Dunni, Denner Nascimento, Danilo e Clevinho, nos lugares de Bruno Ritter, Thiago Rubim, Franco, Felipinho e Douglas Skilo, respectivamente.
Com isso, o Velo foi pra cima do Lemense, ainda que, por vezes, de maneira desordenada, mas sempre com muito empenho e vontade de seus jogadores. O esforço poderia ser premiado tivesse o Velo aproveitado a oportunidade que ainda viria surgir.
O jogo já se encaminhava para o seu final, quando, aos 48 minutos, o lateral direito Ynaiã, do Velo Clube, surge dentro da área, na tentativa de aproveitar uma bola espirrada, mas antes que tivesse a chance para o chute foi derrubado e novamente, o árbitro marca pênalti a favor do Velo.
Encarregado da cobrança, dessa vez, o centro avante Léo Castro, pega mal na bola e batendo à meia altura, no canto direito, facilita para a defesa do goleiro Igor.
A pá de cal na esperança velista de levar ao menos um empate de Leme, aconteceu logo em seguida. Contra ataque do Lemense, o jovem e habilidoso Josué, recém promovido do time Sub-20, aproveitou o rebote do goleiro Caio Alan e finalizou alto no canto esquerdo da meta rubro-verde, decretando o placar final do jogo. Lemense 3 x 1 Velo Clube.
Ainda sem somar pontos no campeonato, o Velo vai buscar a reabilitação no próximo sábado (21), quando enfrentará às 19h30, no estádio Benitão, o time do Noroeste de Bauru, que, na segunda rodada, venceu o Oeste de Barueri, de virada, por 2×1, jogando fora de casa.
Com mais uma derrota, o Velo ocupa no momento, a 15ª. e penúltima colocação no Campeonato Paulista da Série A2. Infelizmente, um mal começo de temporada para o Velo Clube. Mas nada de jogar a toalha. Agora é pensar já no próximo jogo e partir em busca da primeira vitória.
Ficha técnica:
Lemense: Igor; Ramires, Nicolas Paiva, Gabriel Caran e Wesley Barbosa; Geandro (Bonilha), Flávio (Isaque), Valdívia (Léo Costa) e Eduardo (Gerson); Felipinho (Josué) e Douglas. Técnico: José Francisco Oliveira
Velo Clube: Caio Alan; Ynaiã, Sosa, Heverton e Marcílio; Bruno Ritter (Dener), Thiago Rubim (Duni), Franco (Denner Nascimento) e Felipinho (Danilo); Léo Castro e Douglas Skilo (Clevinho). Técnico: Alberto Félix
Árbitro: Ricardo Bittencourt da Silva
Público: 1.683 pagantes
Renda: R$43.845,00
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Edemilson Silva