Após mais de três meses, foi liberado o trânsito de pessoas e veículos na estrada rural Orlando Tendolini, em Analândia. A via ficou interditada após a queda de blocos de pedra do morro do Camelo, em outubro de 2022.
A decisão da liberação da estrada ocorreu após nova vistoria do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que avaliou o trabalho realizado por uma empresa que removeu as rochas que ainda apresentavam risco de desabamento.
A liberação só foi autorizada mediante a instalação de placas com alertas para o risco de deslizamentos de pedras na área e da obrigatoriedade de novas interdições da estrada em caso de chuvas torrenciais ou do acumulado de 80 milímetros em três dias.
O governo municipal disse que mesmo com a liberação da pista, segue com a elaboração de um plano de contenção para possíveis novos deslizamentos de rocha do morro.
Em meados de outubro, a Prefeitura de Analândia interditou a estrada Orlando Tendolini, na serra que liga a cidade à rodovia Washington Luís (SP-310), após grandes rochas se desprenderam do paredão do morro do Camelo e abrirem uma trilha entre a vegetação e um bloco de 20 toneladas cair sobre a via, fechando a passagem.
O acesso à estrada que leva ao morro do Camelo e ao Cuscuzeiro, duas atrações turísticas do município, ficou proibido até que houvesse todas as garantias de segurança para os usuários da estrada.
Foto: Prefeitura