Rio Claro disponibiliza em sua rede pública de saúde medicamento antiviral para pessoas com Covid-19 que tenham a partir de 65 anos ou 18 anos ou mais e imunossupressão comprovada. “É importante que os pacientes saibam que este medicamento está disponível gratuitamente e que tenham acesso a ele, uma vez que pode ser fator decisivo para a recuperação destas pessoas”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
O medicamento é indicado para a fase inicial (primeiros dias) da doença. Não é indicado e não é eficaz na fase tardia (após o quinto dia de início dos sintomas), quando já existe falta de ar ou necessidade de oxigênio. “O uso da medicação Nirmatrelvir/Ritonavir (também conhecido como Paxlovid, da Pfizer) deve ser iniciado até o quinto dia de sintomas e o paciente deve obrigatoriamente ter teste positivo para Covid com laudo, não podendo ser autoteste”, explica Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde.
O município elaborou seu fluxograma para dispensação da medicação baseado no protocolo do Ministério da Saúde, distribuído a todos os municípios. Para ter acesso ao medicamento é necessário que o paciente passe em consulta médica (serviço público ou privado) para obtenção de receita e formulário específico preenchido. A liberação da medicação é feita por farmacêutico na farmácia da Avenida 29, mediante a entrega dos documentos solicitados e preenchidos pelo médico, e também laudo de teste positivo para Covid.
A farmácia fica na Rua 12 entre avenidas 29 e 31, e atende de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 17 horas. Ao receber o medicamento o paciente também é orientado pelo farmacêutico quanto ao uso.
O formulário para preenchimento do médico está disponível no link https://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/pactuacoes-relativas-a-assistencia-farmaceutica/apendice_02_-_formulario_de_prescricao_do_nmvr_para_covid19.pdf.
Foto: Divulgação