E as chuvas continuam de forma quase ininterruptas nesse início de janeiro em várias partes do país. Em Rio Claro, a situação não é diferente. Os 11 primeiros dias do mês tiveram precipitação quase diária, com maior ou menor intensidade. Com isso, o volume acumulado de chuva nesse início de janeiro já atinge 45,91% da média prevista para o mês, que é de 292,1 milímetros (mm).
Até às 7 horas de ontem (11) o município registrou 134,1 mm de chuva, segundo medição feita pela estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp/Prefeitura. Esse volume corresponde a 45,91% da média prevista para janeiro.
Vale lembrar que mais da metade do volume acumulado de chuva deste mês foi registrado no temporal de segunda-feira (9). Segundo o Ceapla, em apenas duas horas houve precipitação de 72,5 mm. Já estação meteorológica da Defesa Civil/Prefeitura registrou 80 mm na região do Lago Azul e 109 mm no Jardim Santa Maria.
E a chuva parece que não vai arrefecer nos próximos dias. A analista ambiental do Ceapla, Marina Brandt, informa que a previsão é de tempo chuvoso pelo menos até o próximo domingo (15). Assim como os dias anteriores, esta quinta-feira (12) deve ser nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura de ficar entre 21ºC e 28ºC, e o índice de umidade relativa do ar acima de 70%.
Conforme o IPMet/Unesp, “a condição de instabilidade permanece sobre o estado de São Paulo nos próximos dias, devido a presença de um sistema de baixa pressão que favorece a formação de áreas de instabilidade, principalmente no decorrer da tarde/noite”. Portanto, a probabilidade de chuva é alta, entre francas e moderadas e, eventualmente, com alguma pancada de chuva mais forte.
Por Ednéia Silva / Foto: Getty Images