Os primeiros dez dias de janeiro de 2023 têm sido bastante chuvosos. Rio Claro registrou chuva todos os dias, nem que fosse apenas uma garoa. Porém, na tarde de segunda-feira (9) o município foi assolado por um forte temporal que causou vários estragos na cidade. O temporal começou por volta das 16h30.
De acordo com Danilo De Almeida Kuroishi, diretor da Defesa Civil de Rio Claro, foram 80 milímetros (mm) de chuva em apenas duas horas na região do Lago Azul. Tanto, que o lago transbordou e o parque precisou ser interditado ao público. Além disso, o teatro do Centro Cultural Roberto Palmari foi inundado pela enxurrada. A Avenida Visconde do Rio Claro ficou tomada pela água e um motociclista foi arrastado. Felizmente, não houve feridos.
Na região do Jardim Santa Maria, o volume de chuva foi ainda maior: 109 mm, segundo a Defesa Civil. Com isso, o acumulado de chuva nos dez primeiros dias de janeiro soma 180,1 mm, segundo medição feita pela estação meteorológica da Defesa Civil/Prefeitura.
A quantidade de chuva depende do local onde se faz a medição. Um bairro pode registrar chuva mais forte, enquanto em outro a precipitação pode ser mais fraca. Diante disso, os números registrados pela estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp/Prefeitura são menores.
A analista ambiental Marina Brandt informa que estação registrou 72,5 mm de chuva no temporal de segunda-feira (9). Esse volume quase supera o dia mais chuvoso do ano passado (29 de dezembro), que teve 77,9 mm de precipitação. Vale lembrar que dezembro foi o mês mais chuvoso de 2022 com 434,9 mm.
No entanto, a diferença é que em 29 de dezembro esse volume foi computado em uma chuva mais prolongada, e no dia 9 de janeiro em apenas duas horas. O volume acumulado de chuva do dia 9 de janeiro foi de 76,2 mm.
Conforme Marina, o acumulado de chuva de janeiro soma 119 mm, sendo que mais da metade dessa quantidade se deve ao temporal de segunda-feira (9). Ou seja, em duas horas Rio Claro registrou mais chuva que o acumulado dos primeiros oito dia do mês.
A analista observa que o verão geralmente é chuvoso e janeiro tem média prevista de 292,1 mm. No ano passado, janeiro superou esse volume com precipitação de 359,6 mm. Em janeiro de 2021 foram 250,8 mm.
Se a precipitação continuar nesse ritmo, com chuvas diárias, o volume do mês deve superar, e muito, o obtido em janeiro do ano passado. A previsão é de que a chuva continue nos próximos dias. Para hoje, o Ceapla prevê um dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura de ficar entre 20ºC e 28ºC, e índice de umidade relativa do ar acima de 60%.
Por Ednéia Silva / Foto: Defesa Civil