As chuvas dos últimos têm sido boas para a vazão dos rios que abastecem Rio Claro. Com grande volume de precipitação, o nível dos cursos hídricos aumentou, segundo informado pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). Conforme medição feita pela estação meteorológica da Defesa Civil, até as 18h30 de ontem (9), o município registrou 71,6 milímetros de chuva desde o início do mês.
Com isso, os rios ficaram mais cheios. De acordo com o Daae, os dados variam a cada dia, porém nesta segunda-feira (9) o rio Ribeirão Claro estava 17 centímetros do nível. A medição é feita por régua de -60cm a +60cm. O Ribeirão Claro responde por 40% do abastecimento do município.
Já o rio Corumbataí, cuja medição é realizada por telemetria, apresentava vazão de quatro litros de água por segundo. O número é maior que a média registrada no curso hídrico que fica entre dois e meio e três litros por segundo. Segundo o Daae, a vazão dos rios está dentro do esperado para essa época do ano quando o volume de chuva tende a ser maior.
Por outro lado, o boletim divulgado ontem pela sala de situação do Comitê PCJ aponta que a vazão do rio Corumbataí, às 7 horas, era 4,33 metros cúbicos por segundo (Rio Claro) e 6,32 m³/s (Novo Batovi), com níveis de 557,94 e 532,60, respectivamente.
E o nível dos rios deve continuar subindo porque a previsão é de mais chuva. Para esta terça-feira (10), o Ceapla/Unesp prevê dia nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve variar entre 20ºC e 25ºC, e a umidade relativa do ar fica acima dos 80%.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação