A prefeitura de Rio Claro estabeleceu prazo para que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza de seus imóveis. Quem não efetuar a limpeza e corte de mato até o dia 19 de janeiro terá que pagar pelo serviço realizado pela prefeitura. Isso pode pesar no bolso do proprietário faltoso, que perde a chance de contratar o serviço por valores mais em conta.
A cobrança será feita com base na unidade fiscal do município, que custa R$ 4,2709. Cada metro quadrado de capinação e/ou roçada terá custo de 0,50 UFMRC, mais acréscimo de 20% correspondente à administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 200 metros quadrados, por exemplo, custará R$ 512,50 ao proprietário. Havendo impossibilidade de acesso ao lote também será aplicada multa equivalente a 0,12 UFMRC por metro quadrado de terreno.
O edital de limpeza de terrenos está publicado no Diário Oficial do Município na edição de 29 de dezembro. Foram concedidos 20 dias de prazo para que os donos providenciem a limpeza de seus imóveis. De acordo com o documento, terminado o prazo de 20 dias a prefeitura começará a realizar a limpeza e cobrar pelo serviço de capinação mecânica e roçada de mato, conforme previsto em lei municipal.
“O ideal é que todos façam sua parte e mantenham seus imóveis limpos o ano inteiro”, reforça o secretário municipal de Serviços Públicos, Ronald Penteado. “Quando os proprietários colaboram, a prefeitura ganha em agilidade focando as áreas públicas, e a cidade fica mais limpa”, explica.
Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a prefeitura dividiu o município em 25 setores que podem ser consultados no edital. Os serviços serão executados conforme as necessidades de cada bairro, priorizando os pontos mais críticos.
Foto: Divulgação