O Rio Claro FC estreia na tarde hoje, às 13 horas, na 53ª Copa São Paulo de Futebol Junior. O Azulão terá pela frente a equipe do Sharjah FC em jogo válido pelo Grupo 22 da competição. A partida acontece no estádio Senador José Ermírio de Moraes na cidade de Alumínio, região de Sorocaba. O outro jogo da primeira rodada do Grupo 22 será disputado também nesta quarta-feira (4), no mesmo estádio, entre Ceará x Madureira-RJ,às 15h15.
Adversário “árabe”
O Sharjah FC, adversário de estreia do Rio Claro FC na Copa São Paulo, é um clube empresa que leva o nome de um tradicional time dos Emirados Árabes. Segundo o presidente Marcelo Neres as pretensões são ambiciosas. Entre elas, tornar o clube capital aberto, o que significa entrar na bolsa de valores e vender ações do clube-empresa no mercado, meta que espera atingir em até 5 anos. A outra é ampliar o estádio que tem capacidade atual para 1700 espectadores para 4000. Também não está descartada a possibilidade de transformar o clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Com foco principal na revelação de futuros craques para o futebol brasileiro e mundial, os dirigentes do Sharjah FC acenam com a possibilidade do clube vir a disputar, a longo prazo, a Série B (quarta divisão) do Campeonato Paulista. Neres esclarece que a parceria com os Emirados Árabes ainda não rendeu aporte financeiro ao clube, sendo que o apoio, até o momento, é apenas institucional.
Curiosidade:
A cidade de Alumínio, localizada na região de Sorocaba, que é sub-sede do grupo 22 da 53ª Copa São Paulo no qual está o Rio Claro FC, já teve time profissional de futebol. O fato se deu no período entre 1964 a 1974 e a equipe se chamava Associação Atlética Alumínio, que disputou a 2ª Divisão de Profissionais da Federação Paulista de Futebol. Com população estimada em 18 mil habitantes, Alumínio está a 790 metros do nível do mar e ocupa uma área de 83 mil Km2. A cidade teve origem em torno da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que teve como fundador o empresário José Ermírio de Moraes que, inclusive, dá nome ao estádio municipal.
Por Geraldo Costa Jr.