Quem está se aventurando em morar sozinho pela primeira vez, pode achar difícil encontrar um lugar para guardar tudo o que precisa de um jeito organizado. Mas alguns truques ajudam no aproveitamento de espaços ao máximo! Para os apartamentos menores, existem móveis que são facilmente dobráveis e quando não estão sendo usados podem ser escondidos, como banquetas e varais dobráveis.
Com esses utensílios inteligentes, é possível garantir um espaço para guardar itens que não se usa tanto e sem deixá-los a mostra. Pensando nisso, a Ordene, marca especialista em oferecer itens para organização da casa, convidou Wel Vital, responsável pelo perfil @ape_de_solteiro, para criar uma wish list com itens que não podem faltar no primeiro apartamento. Veja a seguir!
:: Para lavanderias compactas
Lavanderias e áreas externas estão cada vez mais compactas, é fato! O que pode dificultar algumas tarefas simples da rotina da casa, como estender as roupas de maneira funcional. Mas espaços pequenos, não são motivo para desorganização e roupa amontoada no varal. Hoje em dia já é possível encontrar modelos diferentes e inovadores de varais, com versões fabricadas para todo tipo de ambiente, dos menores, até aqueles com ampla metragem.
Para Wel, a dica é avaliar o espaço e na dúvida, escolher opções versáteis e que podem ser facilmente guardadas. “Os varais suspensos podem ser retirados e armazenados depois do uso e ao optar por esse modelo, evita-se uma poluição visual na lavanderia, principalmente quando recebemos alguma visita e não querer passar a impressão de que o cômodo está desorganizado”, indica.
O varal suspenso é ideal para quem precisa de mais versatilidade. O produto pode ser acoplado em portas e janelas, sendo removido após o uso.
As estantes costumam ser grandes aliadas de quem não possui espaço para armários na área de serviço e precisa de um lugar para armazenar caixas, cestos, baldes e até mesmo pequenos eletroeletrônicos, como o ferro de passar roupa. Elas podem ser colocadas em um cantinho mais estratégico e a quantidade de prateleiras pode variar de acordo com a necessidade. O mais importante é que elas possuem grande capacidade de armazenamento, possibilitando ganho de espaço na vertical, ou seja, são coringas para uma área de serviço funcional.
:: Para uma cozinha sempre em ordem
Obtendo os organizadores em diferentes formatos, é possível aproximar ao máximo todos os espaços, solucionando um problema bem comum que é a sobra de algumas lacunas dentro dos armários ou geladeiras, restringindo a organização completa. E além de ficar um charme em qualquer cozinha, é resistente e facilita a visualização no dia a dia por conta da transparência.
“Quando a cozinha é organizada e automaticamente a despensa também, o morador daquela casa com certeza não terá gastos desnecessários por conta do controle dos alimentos. Saber a quantia de cada produto e identificar facilmente o que realmente está faltando, torna o processo de idas ao mercado muito mais consciente e menos frequente”, comenta Wel.
Práticas e muito resistentes, as estantes tubulares com prateleiras são fáceis de limpar e possuem tamanhos para diferentes necessidades, como as opções com três, quatro ou cinco prateleiras.
Os organizadores multiuso são ideais para guardar alimentos em armários, gavetas ou geladeira. Disponíveis nos modelos com e sem cabo, podem ser encontrados no formato estreito, ideal para embalagens mais altas e finas, e nos modelos com duas ou três divisórias, que possibilitam o armazenamento de embalagens de diversos tipos e tamanhos, sem deixar aquele aspecto bagunçado.
:: Para situações diversas
Seja casa ou apartamento, todo mundo precisa de banquetas para auxiliar nas tarefas domésticas. Mas além disso, quando falta espaço, o item é coringa e pode ser utilizado como assento para as visitas. “Apostar em móveis funcionais é uma boa alternativa quando se está passando pela conquista do primeiro espaço. A gente nunca sabe, de fato, quais itens farão falta no dia a dia e quais podem ficar inutilizados por um tempo”, explica Wel.
Para o influenciador, é preciso aprender a otimizar os espaços, mas ainda assim garantindo um ambiente agradável para receber a família e amigos. “Caso não caiba uma mesa de quatro lugares na cozinha ou sala, por exemplo, uma opção prática é apostar em itens dobráveis. Toda vez que precisar usar, é só montar a mesa ou banqueta. Quando terminar, dobre tudo novamente para liberar o espaço. É super prático!”, ressalta.
A banqueta dobrável, além de ser uma ótima solução para alcançar lugares altos, fica um charme nas áreas externas e quando não usada, pode ser dobrada e guardada de maneira compacta, otimizando pequenos espaços.
Foto: iStock