Após ser velado por 24 horas, no estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, será finalmente sepultado às 10 horas de hoje (3), no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade de Santos, em cerimônia reservada aos familiares.
O corpo de Pelé chegou ao local do velório, por volta de 3h30 da segunda-feira (2), e foi recebido com fogos, buzinaço e muitas lágrimas dos santistas que saíram às ruas, apesar do horário, para saudar o cortejo fúnebre. As torcidas organizadas do Santos FC marcaram presença para prestarem as últimas homenagens para o seu maior ídolo. Hoje (3), está prevista a presença do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado de sua esposa, para também despedir-se de Pelé.
Pelé faleceu no último dia 29, no hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, de falência múltipla de órgãos decorrente de um câncer no colon, diagnosticado em 2021. Durante todo o dia de ontem (2), milhares de pessoas foram se despedir do maior jogador de futebol do mundo em todos os tempos. Torcedores, fãs, políticos, atletas e ex-atletas, dirigentes e celebridades foram prestar sua última homenagem. A esposa Márcia e os filhos de Pelé permaneceram quase o tempo todo ao lado do caixão, recebendo as condolências, desde as 10 horas da manhã, quando teve início o velório.
Mais homenagens
Depois de introduzir uma coroa dourada, alusiva a Pelé, em seu escudo, o Santos FC, agora acena para a possibilidade de aposentar a camisa 10 do time, em mais um homenagem ao Rei do futebol. O presidente Gianni Infantino, da FIFA disse também que a entidade máxima do futebol mundial, estuda formas de homenagear Pelé. Desde o falecimento de Pelé, em todas as rodadas dos campeonatos nacionais da Europa, em disputa, os atletas tem prestado igualmente as suas homenagens.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Miguel Schincariol/AFP