O inchaço nas pálpebras pode ocorrer por diversas causas, algumas inofensivas e outras mais graves. O inchaço pode afetar as pálpebras superiores, inferiores ou ambas, dependendo da causa.
Para ajudar você a identificar o que pode estar causando inchaços nas pálpebras, elaboramos uma lista com a ajuda da oftalmologista Tatiana Nahas, especialista em cirurgia plástica ocular.
1 – Alergia
A causa mais comum de inchaço nas pálpebras é a alergia ocular. A alergia nos olhos ocorre quando o sistema imunológico reage exageradamente a uma substância como poeira, pólen, pelos de animais, cloro, produtos químicos, maquiagem etc.
O sistema imunológico libera substâncias para tentar proteger os olhos dos alérgenos. A partir dessa reação, os olhos começam a inchar, coçar, podem ficar irritados e vermelhos. A alergia pode afetar um ou ambos os olhos, dependendo do olho que entrou em contato com o alérgeno.
O inchaço causado por uma alergia ocular costuma desaparecer assim que a crise alérgica é controlada.
2 – Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação ou infecção da conjuntiva, o tecido que reveste a parte da frente do globo ocular. O inchaço nas pálpebras pode ocorrer em todas as formas da doença, como na alérgica, viral ou bacteriana. Os demais sintomas da conjuntivite variam.
Em geral os olhos incham, ficam vermelhos, podem coçar, doer, produzir secreção em excesso e lacrimejar. A visão pode ficar borrada, bem como pode haver a sensação de areia nos olhos e dor ocular em locais mais iluminados.
O inchaço causado pela conjuntivite regride juntamente com os demais sintomas da doença. A forma bacteriana é a única que exige tratamento medicamentoso para combater a infecção. A forma viral é tratada de forma paliativa e na alérgica podem ser usados medicamentos anti-histamínicos.
3 – Terçol
O terçol, também chamado de hordéolo, é uma infecção bacteriana aguda que atinge as pálpebras. A lesão do terçol se parece com uma bolinha, que na verdade é um abscesso. Em seu interior, o terçol pode conter secreção purulenta devido à infecção.
O terçol pode causar inchaço na pálpebra afetada pela lesão. Os demais sintomas são típicos de uma inflamação, como calor local e vermelhidão. O olho pode doer e ficar mais sensível à luz. O inchaço costuma desaparecer quando o terçol regride, dentro de 5 a 7 dias, sem necessidade de tratamento.
4 – Calázio
O calázio é uma inflamação causada pela obstrução das glândulas sebáceas que ficam nas pálpebras. O calázio se parece com uma bolinha que se localiza na parte de dentro da pálpebra superior, na maioria dos casos. A pálpebra pode ficar inchada, vermelha, dolorida e irritada.
O inchaço relacionado ao calázio se resolve quando a lesão desaparece do olho. Em alguns casos, pode ser necessário remover o calázio por meio de uma cirurgia.
5 – Blefarite (inflamação nas pálpebras)
A blefarite é uma inflamação que afeta as pálpebras causada por alterações nas glândulas de Meibômio. Elas ficam localizadas nas bordas das pálpebras e são responsáveis por secretar substâncias lipídicas (gordurosas) contidas no filme lacrimal (lágrima).
O inchaço nas pálpebras é bastante comum em quem tem blefarite. O edema pode vir acompanhado de coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz (fotofobia), ardência, perda de cílios e formação de crostas nas bordas das pálpebras, que pode literalmente “grudar” os olhos.
A blefarite é uma doença crônica. Portanto, o inchaço tende a melhorar na medida em que o tratamento é realizado, mas pode voltar durante as crises da inflamação.
6 – Noites mal dormidas
A falta de sono ou a má qualidade do sono pode causar inchaço nas pálpebras, principalmente nas inferiores. Uma solução paliativa para melhorar esse tipo de inchaço é realizar compressas de água gelada.
Contudo, o mais importante é realizar a higiene do sono para dormir melhor e prevenir o inchaço nas pálpebras seja algo recorrente.
7 – Excesso de sal e sódio na alimentação
Outra causa comum de inchaço nas pálpebras é consumo excessivo de alimentos ricos em sal e sódio. No quesito alimentação, a ingestão de bebidas alcoólicas também provoca edema palpebral.
Nesses casos, uma alimentação balanceada e a redução do consumo alimentos ricos em sal e sódio, bem como de bebidas alcoólicas, podem melhorar o inchaço nas pálpebras.
8 – Doenças sistêmicas
Há diversas doenças de outros sistemas do corpo humano que podem causar inchaço nas pálpebras como disfunções na tireoide, doenças renais e doenças do fígado. Infelizmente, nesses casos o inchaço pode ser uma manifestação persistente e de difícil solução quando a doença é crônica.
Fique alerta a outros sintomas
Como você viu, há muitas razões para o inchaço das pálpebras. Em geral, é um sintoma passageiro e sem necessidade de tratamento.
Contudo, é preciso estar atento aos sintomas associados ao inchaço, pois há outras doenças e condições que podem causar inchaço na região das pálpebras. Entre os sinais de alerta estão: inchaço palpebral após traumatismo na região da cabeça e face, febre superior a 39ºC, sinais de infecção, rigidez no pescoço, dificuldade para engolir ou respirar, perda repentina da visão, dor ocular intensa, dor de cabeça e olhos saliente.
Caso o inchaço das pálpebras venha acompanhado de qualquer um dos sintomas acima, procure um serviço oftalmológico de urgência ou fale com seu oftalmologista.