A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realiza a cerimônia de posse do novo governador e vice-governador eleitos, respectivamente Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth, a partir das 9 horas deste domingo, dia 1º de janeiro. O evento será transmitido ao vivo pela Rede Alesp na TV, no YouTube e nas redes sociais a partir das 8 horas, com todas as informações, detalhes e preparativos.
A Sessão Solene de Posse – nome oficial da cerimônia – tem previsão de durar uma hora e meia, e será conduzida pelo presidente do Parlamento paulista, deputado Carlão Pignatari. Outros parlamentares e autoridades do Estado (representantes da Justiça, das Forças Armadas, do município de São Paulo, entre outros) participarão da cerimônia, além de convidados e população.
A posse do governador pelo Legislativo estadual está prevista nos artigos 20 e 43 da Constituição Estadual, e também no artigo 28 da Constituição Federal. Ela acontece após conclusão regular das eleições pela Justiça Eleitoral e a diplomação dos vencedores. Tarcísio e Ramuth serão os 64º governador e vice-governador de São Paulo desde a formação da República, em 1889.
Após a posse e os discursos, todos seguem para a área externa da Alesp, onde serão prestadas honras militares ao novo governador, com continência da tropa, passagem em revista e saudação à bandeira, e desfile da tropa. O encerramento da cerimônia previsto para as 10h30. Em seguida, o novo governador se dirige ao Palácio dos Bandeirantes, para recepção de autoridades, convidados e posse do secretariado.
Além do chefe do Executivo paulista, outros 26 governadores tomam posse neste domingo (1ª) nas 27 unidades da federação, incluindo São Paulo. Nas eleições ocorridas em outubro do ano passado, 18 mandatários foram reeleitos. Nove assumem o cargo de governador pela primeira vez.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin também toma posse neste domingo. Esta será a última vez que o presidente e os governadores eleitos ou reeleitos tomam posse no mesmo dia, no caso o primeiro dia do ano. A partir do próximo ciclo eleitoral, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, enquanto os governadores, em 6 de janeiro. A mudança foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2022, por meio de uma Emenda Constitucional.
Por Agência Alesp / Foto: Divulgação/Agência Alesp