Canil da GCM registra tráfico de entorpecentes no Arco-Íris
Na noite de quarta-feira (28), por volta das 21h36, a viatura do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), em patrulhamento pela Rua 3-C no Arco-Íris, próximo à quadra de esportes, local conhecido pela venda de entorpecentes, avistou um adolescente em atitude suspeita. Ele tentou fugir, porém não conseguiu e foi abordado pela equipe.
Com o garoto de 15 anos de idade foi encontrado R$ 117,00 em dinheiro. Questionado pelos guardas, o adolescente informou que estava vendendo entorpecentes e ainda indicou onde estaria escondido outras drogas que estavam em uma praça próximo ao local da abordagem.
Os guardas fizeram vistoria na praça e encontraram 69 invólucros contendo uma substância aparentando ser maconha e 53 microtubos com substância análoga a cocaína. Diante dos fatos, o menor foi apresentado no plantão policial, onde a autoridade ratificou o BO/PC de natureza: Ato Infracional/Tráfico de Entorpecentes, sendo ouvido e liberado ao responsável. Os entorpecentes foram apreendidos. (Fonte: GCM)
Estado tem queda recorde de homicídios dolosos e roubos a banco em novembro
O estado de São Paulo zerou o número de roubos a banco pela primeira vez em 22 anos, além de atingir o menor patamar da série histórica nos casos de homicídios dolosos, em novembro. Também caíram os índices de estupros, roubos em geral e de carga no mês. Já no acumulado do ano, de janeiro a novembro, os latrocínios, roubos em geral, a bancos, de cargas e de veículos tiveram queda.
A análise dos dados criminais usa como referência o mês de novembro e os onze meses de 2019, período pré-pandemia em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus, que impactou diretamente a dinâmica criminal.
Em 2020, a média de pessoas que permaneciam em suas casas, medida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), foi de 45%. Já em 2021, o número ficou em 42%. O índice de isolamento social, amplamente divulgado nos dois anos, foi calculado pelo IPT com base em informações sobre a movimentação de celulares, fornecidas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação.
A taxa móvel de homicídios dolosos foi de 6,27 por 100 mil habitantes, no período de dezembro de 2021 a novembro de 2022. Com este número, os casos passaram, em novembro, de 246 para 218 boletins, queda de 11,4%. Atingiram assim, o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001, sem contabilizar os anos de 2020 e 2021 afetados pela pandemia.
Os estupros caíram de 1.090 para 1.024 casos em novembro, queda de 6,1%. De janeiro a novembro, os índices de latrocínios reduziram 8,4%, de 166 para 152 boletins, este foi o menor registro da série histórica. Já no mês de novembro, o indicador cresceu de 14 para 17 casos. (Fonte: SSP)
Guarda Civil localiza motocicleta roubada em Campinas
Na noite de terça-feira (27), por volta das 23h53, após denúncia anônima, a viatura 005 da Guarda Civil compareceu no bloco Itália do Jardim das Nações 2, onde havia uma motocicleta Honda/CB500X, da cor vermelha, que estava sem a placa e os espelhos retrovisores.
Realizada consulta através dos números do chassi, foi constatado que a moto havia sido roubada no município de Campinas. Diante dos fatos, a motocicleta foi levada ao plantão policial, onde foi registrado o BO/PC de Localização/Apreensão de Veículo. (Fonte: GCM)