O expediente no comércio de Rio Claro será retomado nesta segunda-feira (26) depois de uma pequena pausa para comemorar o Natal. As lojas do comércio de rua atendem das 12 às 18 horas, enquanto no Shopping Rio Claro o funcionamento será das 13 às 22 horas. Nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, o funcionamento será normal: das 9 às 18 horas no comércio de rua e das 10 às 22 horas no shopping.
Geralmente nos dias posteriores ao Natal, a movimentação nas lojas é grande principalmente para a troca de presentes. Os consumidores buscam atendimento para trocar uma peça que não serviu ou até mesmo um produto que não agradou.
Porém, é preciso ficar atento às regras. Por lei, o lojista somente é obrigado a trocar o produto com defeito. Os estabelecimentos comerciais não são obrigados trocar um item sem defeitos. Ou seja, se o consumidor não gostou do presente ou ele não serviu, o lojista não é obrigado a receber o produto de volta.
“O Código de Defesa do Consumidor não obriga o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho, a medida só passa a ser obrigatória se no momento da venda a loja se comprometeu a fazê-la. Deste modo, recomenda-se que, antes de fazer a compra, o consumidor informe-se sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto (como, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal, etc)”, explica o Procon-SP.
No entanto, a troca geralmente é feita pelas lojas como uma espécie de “política da boa vizinhança”. Afinal, é sempre bom agradar o cliente e torna-lo cativo, além de ganhar publicidade por meio do “boca a boca”. Um consumidor satisfeito elogia e recomenda o estabelecimento o que ajuda o lojista a aumentar suas vendas.
De acordo com o Procon-SP, “caso o produto comprado apresente algum defeito ou problema, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar. Se o reparo não for realizado neste prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço”.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação