A Revista Camões, criada em 2020 durante a pandemia, chega ao seu terceiro ano colhendo bons frutos na rede estadual de Rio Claro. De forma criativa, as Escolas Estaduais Professora Heloísa Lemenhe Marasca, Zita de Godoy Camargo e Januário Sylvio Pezzotti, integram a comunicação jornalística com as aulas de português. O projeto foi idealizado pelo professor Antonio Flávio Archangelo Junior durante o isolamento social, e tornou-se referência no processo de aprendizagem com o uso da tecnologia.
O professor explica que o projeto favorece o protagonismo dos estudantes. “A Rede Camões e a Revista do Camões refletem, de certo modo, o dia a dia dos alunos, suas dúvidas e alegrias. Favorecendo o protagonismo e engajamento dos discentes, em todo o processo de multiletramento”, avalia o professor.
A publicação, segundo ele, segue aprimorando as habilidades previstas no Currículo Paulista, além da criticidade do próprio processo de aprendizagem e nestes anos a Rede Camões cresceu. “Hoje ela tem três podcasts, revista e uma vasta rede social envolvendo alunos, familiares e professores nas plataformas online disponíveis”, comentou Antonio Archangelo.
“A iniciativa foi muito bem recebida pelos estudantes e ainda ampliou o alcance do aprendizado da sala de aula, com a divulgação dos meios de comunicação. Mesmo com o retorno presencial, a Rede Camões continua despertando o interesse dos estudantes e principalmente, no auxílio da aprendizagem’, disse Magda.
A Rede Camões e o download da Revista Camões estão disponíveis nos respectivos links: https://jornaldocamoes.wordpress.com/about/ e https://issuu.com/antonioarchangelo/docs/revista_do_cam_es_3
Foto: Divulgação