Os consumidores de Rio Claro e região têm mais dois dias para aproveitar o horário especial de Natal no comércio da cidade. O funcionamento estendido das lojas do comércio de rua até as 22 horas termina nesta sexta-feira (23). O mesmo acontece nos estabelecimentos do Shopping Rio Claro que até amanhã atendem das 10 às 23 horas.
No entanto, quem não conseguir visitar as lojas durante a semana, tem ainda o sábado (24), véspera de Natal para fazer as compras de última hora. Nesse dia, as lojas do comércio de rua abrem das 9 às 18 horas, e do shopping, das 10 às 18 horas.
O Natal é a melhor data de vendas para o comércio. E não é para menos, já que os consumidores se esforçam para comprar presentes (nem que for uma lembrancinha), roupas e acessórios novos, sem contar os produtos para a ceia. A lista é grande e se a grana for curta e não der para comprar todos os itens, são definidas prioridades.
“O Natal é o período mais aguardado do ano pelos consumidores e comerciantes, é a principal data comemorativa do calendário. O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas para fechar as contas do ano. Os últimos tempos foram de muitos desafios para o setor de Comércio e Serviços, por isso é o momento de se preparar para aproveitar a oportunidade da melhor data comemorativa do varejo”, comenta José César da Costa, presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
A expectativa dos lojistas é grande, ainda mais porque a segunda parcela do 13º salário dos trabalhadores foi liberada nesta semana. Parte desse dinheiro deve ser investido em consumo para as festas de fim de ano. “Sempre compro um presente para mim e uma lembrancinha para alguns amigos e familiares. O importante é não deixar a data passar em branco, não importa o valor do presente”, conta a auxiliar administrativa Elaine Bueno. Segundo ela, para não gastar muito, é preciso ficar atenta às ofertas e promoções. “Sempre dá para ganhar um desconto, é sõ não ter vergonha de pechinchar”, afirma.
Porém, para evitar problemas com endividamento, é bom não extrapolar nas compras. Além disso, fazer pesquisa de preços é fundamental. Essa é a orientação do Procon-SP que recomenda que o consumidor não compre no primeiro local que encontrar o presente ou produto procurado. “É imprescindível que se faça uma pesquisa seja pela internet, seja presencial – quando possível e comparar para fazer a melhor compra com os melhores preços. Quem não pesquisa e não compara paga mais caro e se aborrece”, alerta o órgão.
O mesmo vale para os itens da Ceia de Natal que exige planejamento do cardápio para evitar compras “desnecessárias e por impulso”. Outra dica do Procon-SP é comparar os preços levando em consideração “a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e prazo de entrega” de a compra for feita on-line.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação