A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) detalhou o cronograma das 23 corridas planejadas no calendário da Fórmula 1 em 2023 — com novidades nos respectivos horários de largada. A principal delas, claro, em Las Vegas.
A corrida, que será a terceira em solo americano na temporada que vem, será realizada na noite de sábado nas ruas do Strip, bairro tradicional da cidade, às 22 horas no horário local. Para os brasileiros, a largada será dada às 3h da manhã do domingo, dia 19 de novembro.
Das corridas que já estavam presentes no calendário da Fórmula 1, duas sofreram alterações de horário. O GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, vai começar uma hora mais tarde no horário de Brasília: de 16h para 17h.
A outra mudança é aqui no Brasil. O GP de São Paulo, em Interlagos, terá seu início adiantado: de 15h (horário de Brasília) para às 14h. Junto do Canadá, Japão, Austin e México, é a corrida que acontece mais cedo no calendário — tomando, por base, o horário local. Os GP’s europeus seguirão acontecendo, todos, às 15h do horário local.
As seis corridas sprint de 2023, no entanto, tiveram diferentes horários atribuídos para suas respectivas largadas. As provas de sábado acontecerão nas praças de Baku (17h30 do horário local), Áustria (16h30), Bélgica (16h30), Catar (17h30), Estados Unidos (17h) e São Paulo (15h30).
No horário de Brasília, portanto, a sprint no Azerbaijão terá início às 10h30; na Áustria, Bélgica e Catar, às 11h30; e, por fim, em Austin, às 19h.
Vale destacar, por fim, que a FIA abandonou a ideia de conduzir todas as atividades de imprensa na manhã de sexta-feira, antes dos primeiros treinos livres, ao longo da temporada de 2022. Para o próximo ano, portanto, o horário da maioria das sessões iniciais foi adiantada em meia hora.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação