A Arteris Intervias reforça a importância dos cuidados com a saúde e a conscientização sobre ações solidárias junto aos usuários de suas rodovias. Durante este mês, a concessionária apoia a campanha Novembro Azul, voltada ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, e também incentiva a doação de sangue por meio de mensagens compartilhadas nos PMVs (Painéis de Mensagem Variável), em todo o trecho que administra. Ações em redes sociais também complementaram a divulgação das iniciativas.
Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil. O diagnóstico precoce salva vidas. Por isso, homens com mais de 50 anos, ou a partir dos 45 em caso de fatores de risco, devem consultar um urologista regularmente e manter como rotina o exame de próstata.
Manter hábitos saudáveis, evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, praticar atividade física diária e adotar uma dieta balanceada com grãos, legumes, cerais, verduras, frutas, carnes magras e consumo moderado de sal e açúcar, são atitudes que podem diminuir o risco para vários tipos de tumores malignos, entre eles, o câncer de próstata.
Doação de sangue
Além das mensagens de conscientização nos PMVs das rodovias, a Arteris Intervias também mobilizou seus colaboradores para doarem sangue na última terça-feira (29), no Hemonúcleo de Piracicaba – um dos centros de referência para o abastecimento de hospitais do interior de São Paulo. A ação marcou o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) e também o Dia de Doar (29/11).
De acordo com a Fundação Pró-Sangue, o estoque do material em todo o Estado é considerado crítico para a maioria dos tipos sanguíneos. Para saber onde e como doar, os interessados podem acessar o site www.prosangue.sp.gov.br e se informar sobre os postos de coleta do material mais próximos.
As campanhas Novembro Azul e de doação de sangue apoiam também uma série de ações promovidas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Foto: Divulgação