A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) realizou na quinta-feira (15) a entrega do Selo de Integridade Pública para 14 municípios. Rio Claro esteve entre os contemplados por meio da Câmara Municipal. O evento aconteceu na sede regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em Araraquara.
A Câmara local foi representada pelo seu diretor geral Vinicius Sossai, procurador Jurídico Ricardo Teixeira Penteado, oficial administrativo Silvia Betcher, o controlador interno Vanderlei Rodrigues Torres Junior e os vereadores Adriano La Torre (Progressistas), Julinho Lopes (Progressistas) e Geraldo Voluntário (MDB) que responde pela Ouvidoria da Casa.
Para ser certificada com o Selo de Integridade Pública, a equipe técnica da Câmara de Rio Claro participou de curso, com duração de nove meses, coordenado pelo diretor da Uvesp, Luís Marinho. “Estamos aqui para parabenizar todos os participantes. O programa de integridade trata da transparência, participação social, integridade e sustentabilidade. Prefeituras e câmaras municipais foram orientadas por 56 profissionais capacitados para auxiliá-las nestas áreas de atuação”, disse Marinho.
O presidente do Conselho da Uvesp, Sebastião Misiara, comentou com os representantes das instituições certificadas que este selo vai ecoar no país. “Estaremos informando os órgãos de controle do Estado e da União sobre os 14 municípios que hoje recebem esta importante ferramenta de estímulo às boas práticas de gestão pública”, pontuou.
O procurador jurídico do Legislativo local, Ricardo Penteado, observa que a entrega do selo marca o término da primeira etapa de treinamento para a qualificação de servidores. “A Uvesp, com esta iniciativa, fortalece prefeituras e câmaras municipais na busca de uma melhor integridade nos gastos públicos com prioridade na governança, transparência e ética, na administração pública municipal e nos gastos públicos em prol da sociedade”, assinala.
Também participaram da solenidade a presidente Executiva da Uvesp, Silvia Melo; o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, Fred Guidoni; o vereador Paulo Landim eleito para presidir a Câmara de Araraquara no próximo biênio; Allinny Sartori da Câmara de Ibitinga; entre outras autoridades.
O diretor geral Vinicius Sossai parabeniza a equipe técnica da Câmara de Rio Claro pelo empenho no curso. “Somente por meio de estudos é que possamos aprimorar a gestão pública. Parabenizo também a Uvesp pela iniciativa e apoio”, finalizou.
Foto: Divulgação