Empreendedores assessorados pelo Programa de Economia Solidária de Rio Claro estão realizando no Jardim Público uma feira com edição especial de Natal. “Os empreendedores têm a oportunidades de expor e comercializar seus produtos garantindo a geração de renda”, observa Vilma Sprícigo, secretária municipal do Desenvolvimento Social.
A feira pode ser frequentada diariamente das 9 horas às 21 horas. Nesta quinta-feira (15) seus realizadores comemoraram o Dia Nacional da Economia Solidária, instituído no Brasil em 2019 para ser celebrado em 15 de dezembro. A data tem o objetivo de incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social.
Em Rio Claro as ações de Economia Solidária tiveram início em 2010 com grupos de artesãs e com a cooperativa de reciclagem. Atualmente, o Programa Municipal de Economia Solidária abarca atividades econômicas nos segmentos de artesanato, alimentação e prestação de serviços, entre outros.
Todas as ações do programa são geridas na base da cooperação em uma perspectiva de desenvolvimento local dos territórios e de construções sociais emancipatórias.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social executa ações por intermédio da incubadora pública de economia solidária. A incubadora tem um importante papel nas ações de capacitação dos empreendimentos que estão em fase de incubação, formação e consolidação de novos empreendimentos.
Além de oferecer apoio aos empreendedores com os pontos fixos de comercialização, a prefeitura incentiva a realização de feiras de economia solidária e a organização de espaços de comercialização em grandes eventos oferecidos pela Prefeitura de Rio Claro.
Foto: Divulgação