Rio Claro recebe van adaptada para pessoas com deficiência
Rio Claro recebeu nesta terça-feira (13) van adaptada para o transporte de pessoas com deficiência. “Mais uma excelente notícia ao nosso município e outro importante reforço para nosso trabalho por uma cidade mais inclusiva”, ressalta o prefeito Gustavo.
O veículo adaptado possui lugares para nove passageiros, sendo três lugares exclusivos para quem utiliza cadeiras de rodas. A vans é equipada com elevador, ar-condicionado, fixadores e cintos de segurança.
A van para Rio Claro foi entregue durante evento do governo do estado realizado em Piracicaba, com presença da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa. O município rio-clarense foi representado pelo Secretário Municipal de Administração, Rogério Marchetti, pelo diretor municipal de Políticas Especiais, Luiz Stancati, e pelo assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer.
“Esta van adaptada vai ampliar o atendimento que oferecemos às pessoas com deficiência no acesso a eventos culturais, atividades sociais e muito mais”, explica Meyer, esclarecendo que o veículo chega ao município por meio do programa estadual Cidade Acessível.
Meyer destaca a parceria de Rio Claro com a Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com Deficiência e as conquistas resultantes desse trabalho conjunto, entre as quais, cadeira adaptada para trilha na Floresta Estadual, playground adaptado no Lago Azul, kit acessibilidade na biblioteca do Centro Cultural e academia adaptada defronte ao centro Princesa Victória. (Fonte: Divulgação)
Como tirar o título pela internet? Confira o passo a passo do procedimento
O cadastro eleitoral foi reaberto no dia 8 de novembro, e quem quiser tirar o primeiro título de eleitor pode fazer tudo pela internet. Desde 2020, é possível a emissão de forma on-line, por meio do Autoatendimento do Eleitor – Título Net, utilizando computador, tablet ou celular.
Para isso, basta acessar o sistema, selecionar a UF e, na etapa de identificação, escolher a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor”. Depois, é necessário preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Em seguida, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. O último passo é juntar um comprovante de residência.
Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Caso as imagens não estejam totalmente legíveis, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia Acompanhar Requerimento e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Após o processamento dos dados – caso não haja pendências –, pode-se baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel. (Fonte: TSE)
Julinho Lopes cobra adequação nas obras da Estrada do Sobrado
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) se reuniu na quarta-feira (7) com o secretário municipal da Agricultura, Valmir Pinton, integrantes da secretaria estadual da Agricultura e representantes da empreiteira contratada, para discutir a adequação nas obras da Estrada do Sobrado.
O objetivo é fazer a adequação do leito da estrada, implantação de sistema de drenagem dotando os pontos de sangra com terraços e bacias de captação, execução de lombadas e readequação de taludes. A estrada está passando por serviços de recuperação e manutenção, financiado pelo Programa Melhor Caminho.
No ano passado, Julinho Lopes fez encaminhamentos ao governo estadual para que Rio Claro fosse atendida com o convênio. O programa busca o desenvolvimento da zona rural, simplificando a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária. Além disso, tem por finalidade diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios. (Fonte: Divulgação)