Sem a presença do pentacampeão Brasil, começam hoje as semifinais da Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. As seleções de Argentina e Croácia entram em campo às 16 horas desta terça-feira (13), em busca de uma vaga na final da competição.
A seleção da Argentina pode chegar à condição finalista pela primeira vez depois de 2014, quando disputou e perdeu a final para a Alemanha na Copa realizada no Brasil.
Depois de um início ruim, quando perdeu na estreia para a Arábia Saudita, ainda pela fase de grupos por 2×1, o time do técnico Scaloni reencontrou o seu melhor futebol e superou seus adversários um a um.
Foi assim com Polônia (2×0) e México (2×0) na primeira fase, contra Austrália (2×1) nas oitavas e contra a Holanda nas quartas de final, em uma classificação dramática, só obtida na disputa de pênaltis por 4×3, depois que a equipe chegou a estar vencendo o jogo por 2×0 e cedeu o empate nos instantes finais do tempo normal.
À frente da equipe portenha, o camisa 10 Leonel Messi que se faz até o momento uma Copa do Mundo apenas discreta, considerando o seu potencial extraordinário, pode em um lance de rara habilidade decidir o jogo e, talvez, a competição a favor de sua equipe.
Por outro lado, a seleção da Croácia vai para a semifinal credenciada por ter eliminado o Brasil, um dos candidatos ao título, na fase anterior. Os resultados não têm sido aqueles de encher os olhos do torcedor, mas corroboram o futebol eficiente de uma equipe que não tem nenhum constrangimento para adotar uma estratégia de jogo extremamente cautelosa, contando com erros dos adversários, como aconteceu no jogo contra o Brasil ou na disputa de pênaltis.
O também camisa 10 Luka Modric, 37 anos, continua sendo a grande estrela do time, atual vice-campeão mundial, que deseja apagar a frustração de quatro anos atrás na Rússia, quando perdeu a decisão do título para a França, final que pode até se repetir no Qatar, se ambas as equipes saírem-se vitoriosas nos confrontos que terão nas semifinais.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Alberto Pizzoli-AFP