Os colaboradores da coleta de resíduos domiciliares e do aterro sanitário de Rio Claro participaram na manhã de quarta-feira (7) de uma ação de saúde preventiva, dentro da Campanha Dezembro Vermelho, instituída pelo Ministério da Saúde para mobilizar a sociedade na luta contra o vírus do HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Uma equipe do PSF Dirceu Ferreira Penteado, do Jardim Novo 1, esteve no aterro sanitário de Rio Claro para uma ação de orientação, além da realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Após uma pequena entrevista, os funcionários realizaram os testes gratuitamente. Eles também receberam uma cartilha de bolso com informações sobre as doenças, testes e direitos dos pacientes.
A enfermeira do PSF, Angela Maria Moraes, explicou que foram realizadas orientações sobre o diagnóstico precoce e tratamento das doenças; formas de contágio e métodos preventivos para se evitar a contaminação. “Queremos orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, o tratamento e as formas de prevenção”, disse Angela.
Caso algum teste seja positivo, o paciente será orientado e encaminhado ao Serviço Especializado de Prevenção e Assistência DST/Aids/Hepatites Virais (Sepa), referência no atendimento desse tipo de doenças.
Foto: Divulgação