O Brasil joga nesta segunda-feira (5), às 16 horas, partida decisiva pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar 2022. A equipe do técnico Tite terá pela frente a Coréia do Sul, em jogo que será disputado no estádio 974, em Doha.
Após a derrota para Camarões, quando utilizou a equipe reserva, Tite fará voltar os titulares para o jogo decisivo. Porém, terá problemas para escalar a equipe. O lateral esquerdo Alex Telles, substituto do titular Alex Sandro, machucou o joelho no jogo contra Camarões e está fora da Copa. Se não puder contar com o retorno de Alex Sandro, Tite terá de improvisar na lateral esquerda.
Enfermaria verde amarelo
Os problemas de Tite não param por aí. O atacante Gabriel Jesus também machucou-se contra Camarões e a informação é de que o atleta é outro que fica fora do Mundial. Além deles, o atacante Neymar e o lateral direito Danilo seguem se recuperando de contusões. Neymar trata de uma contusão no ligamento lateral do tornozelo direito e Danilo de uma lesão que afetou o ligamento medial do tornozelo esquerdo. Há expectativa quanto ao aproveitamento de Neymar e Danilo, o que será decidido pela equipe médica da seleção que tem à frente Rodrigo Lasmar.
Coréia do Sul é adversário difícil
Mesmo sem tradição de vitórias significativas no cenário do futebol mundial, a seleção da Coréia do Sul é sempre um adversário difícil de ser batido. Disciplinada taticamente, a equipe não desiste do jogo em momento algum, não importa o resultado.
Em 2002, quando sediou a Copa com o Japão, chegou à semifinal quando parou na Alemanha. É a terceira vez que a Coréia do Sul chega à fase oitavas de final de uma Copa do Mundo. As outras duas foram em 2002 e 2010.
A adversária chega com moral para enfrentar o Brasil, após vitória por 2×1 sobre Portugal, uma das favoritas ao título, o que lhe garantiu a classificação no Grupo H em segundo lugar, eliminando o bicampeão mundial Uruguai.
Entre seus principais jogadores está o atacante Heung-min Son. Veloz e bom finalizador, Son faz dupla de ataque com Gue-sung Cho, o grandalhão, terror das bolas altas. O lateral esquerdo Jin su-Kim também merece atenção.
Uma das características do time treinado por Paulo Bento é a ligação direta da defesa para o ataque.
Será a primeira vez que Brasil e Coréia do Sul se enfrentarão em jogos de Copa do Mundo. Todas as partidas disputadas entre as seleções foram amistosas. Em 7 jogos, o Brasil venceu 6 e perdeu 1.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Lucas Figueiredo/CBF