Uma frase muito comum atualmente diz que cuidar do meio ambiente é um dever de todos. Nossos filhos e as próximas gerações terão um futuro melhor se nós hoje garantirmos a preservação dos recursos naturais. Mudança de postura e hábitos diários mais conscientes são necessários para que o planeta receba menos geração de resíduos.
Esse é um assunto bem amplo e muitas vezes não sabemos por onde começar, mas em relação a essa preocupação há várias dicas que colaboram para a construção de uma maternidade ou paternidade mais sustentável e ao mesmo tempo econômica e que beneficia o meio ambiente. A primeira dica importante é a opção pelo uso de fraldas ecológicas, os bebês usam diariamente 10 fraldas aproximadamente, a fralda comum pode demorar para se decompor cerca de 450 anos e para evitarmos esse problema que agride tanto o planeta, devemos investir em versões ecológicas. As fraldas ecológicas evitam a umidade na pele do bebê, devido ao seu tecido apropriado, também são ajustáveis e previnem assaduras. Também garantem maior economia para os pais, pois podem ser lavadas na maquina de lavar e reutilizadas.
Outros itens para bebês que devem ser escolhidos com rigor são os produtos de higiene e beleza, portanto dê preferência a shampoos, hidratantes, e outros produtos que são feitos a base de ingredientes biodegradáveis, naturais e vegetais. Para a limpeza do bebê prefira lenços de algodão reutilizáveis, eles podem ser lavados na máquina de lavar e ainda assim conservam-se sempre confortáveis e macios.
O terceiro item citado, trata-se da reutilização de roupas e calçados, evitar compras exageradas desses itens na infância é um fato de economia, pois os pequenos mudam de tamanho rapidamente e o que adquirimos por impulso logo tem que ser descartado. evite comprar roupas de produtos sintéticos, preferindo as de algodão e sempre que possível reaproveitar calçados, roupas e acessórios e não esquecer sempre que aquelas que estão em bom estado e nãos servem mais, devem ser dadas para doação, ajudando assim outras famílias a reduzirem o consumo.
Referente aos brinquedos, citamos aqui outro item sustentável, o reaproveitamento de embalagens, brincar estimulando a criatividade, onde a criança deve ser ensinada a produzir a partir das embalagens recicláveis diferentes tipos de objetos.
seguindo a relação de itens sustentáveis, outra dica é a redução do consumo de alimentos industrializados, dando preferência as opções naturais com maior valor nutricional, como exemplo as frutas, verduras e legumes, cuidando assim da saúde de seu pequeno e do meio ambiente.
Concluindo, para tornar seu filho um cidadão mais preocupado com o meio ambiente e com um mundo melhor, ele tem que conviver com bons exemplos dentro de casa, pois eles copiam o comportamento dos pais, como economizar água, energia, evitar desperdício de alimentos, reciclar os materiais, etc, lembrando sempre dos três R´s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.